Parintinense Dodó Carvalho confirma pré-candidatura a deputado federal e anuncia que pretende dar nova cara à política do Amazonas

Empresário é fundador da “Ala Jovem” do Boi Caprichoso

Dois anos após o início da Operação Lava Jato, que provocou um terremoto na vida política brasileira, os ventos da mudança começam a soprar nos quatro cantos do Brasil. Cansada dos mesmos rostos que em sua maioria protagonizaram um vexame mundial, a população busca por renovação.

No Amazonas, a procura por nomes novos para compor o cenário político partidário começou. Um desses expoentes chama-se Dodó Carvalho. O empresário do ramo da navegação é natural de Parintins e uma das vozes mais ativas quando o assunto é a melhoria dos portos no Estado, segurança e sinalização dos rios, regulamentação da navegação e construção de um terminal portuário decente na Manaus Moderna.

Defensor de um transporte fluvial de qualidade para cargas e passageiros, Dodó Carvalho desponta como uma liderança do médio e baixo Amazonas, mas, seu arco de influência chega até as portas do Polo Industrial de Manaus (PIM), já que quase tudo que é produzido no distrito industrial, cruza a bacia hidrográfica do Estado, para chegar aos grandes centros consumidores.

Articulação

Sob as bênçãos do senador e pré candidato ao governo do Estado, Omar Aziz, Dodó Carvalho é filiado ao PSD, cuja lideranca nacional é Gilberto kassab. De orientação social liberal, com posição centrista e um corolário que vai da defesa da iniciativa privada com geração de riqueza, à garantia da liberdade de expressão, o partido é, segundo o empresário, o que mais se aproxima de seus ideais. “O PSD segue uma carta política que vai de encontro ao que eu penso e acredito”, explica Dodó Carvalho.

Na estrada para viabilizar sua candidatura a Deputado Federal, Dodó Carvalho vem há meses, angariando adesões de apoiadores que vêem em seu nome, uma alternativa de renovação. “Estou atendendo a um chamado, já que ninguém é lider de si mesmo, não sou dono da idéia de representar o povo, o povo é que está construindo essa iniciativa”, destacou o précandidato.

Biografia

Dodó Carvalho anuncia convenção

 

Claudomiro Carvalho Filho, o Dodó Carvalho, tem 53 anos e é empresário do transporte aquaviário. Dodó nasceu na região do Paraná do Calderão, na divisa entre o Amazonas e o Pará, mas, foi criado em Parintins (AM), sua cidade do coração. Desde os 15 anos de idade atua na empresa da família, cujo eixo de mercado se divide entre os portos de Manaus (AM), Belém (PA) e Porto Velho (RO) e Santos (SP). Estudou por dois anos em Belém e em 1985 assumiu a base da empresa em Manaus. Militante da cultura parintinense, foi entre os anos de 2001 e 2002, presidente da Associação Folclórica Boi Bumbá Caprichoso, outra de suas paixões.

Foi fundador da “Ala Jovem” do caprichoso na década de 1980, que mais tarde deu origem ao Movimento marujada (MM) em Manaus, do qual é um dos fundadores. Em 2006, Dodó foi eleito 1º secretário do Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma) e permaneceu no cargo até 2009. Ele assumiu a presidência do Sindarma em 2010 e cumpriu dois mandados consecutivos até 2016. Atualmente, Dodó Carvalho é vice-presidente licenciado do sindicato e uma das vozes mais atuantes na defesa do modal, como meio mais eficiente e barato de transporte no Amazonas e na Amazônia. Dodó foi eleito em 2016 para cargo de vice-presidente de Navegação da Câmara Temática de Navegação e Portos (CTNAV) da Confederação Nacional do Transporte (CNT), onde tem debatido soluções para navegação e infraestrutura portuária para Região Norte.