Parintins ganha 2ª turma do projeto Vidativa

O Projeto Vidativa, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), passou a ter um novo local de atuação no município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus). Na manhã desta sexta-feira (29/06), aproximadamente 40 idosos participaram do lançamento da 2ª turma do programa, que terá o ginásio Elias Assayag como local das atividades.

Ao todo, cerca de 85 pessoas com idade entre 45 e 80 anos participam de práticas esportivas, sociais, artísticas, culturais e socioeducacionais. Presente em sete municípios, o Vidativa possui atendimento com psicólogo, assistente social, educador físico, fisioterapeuta e nutricionista.

De acordo com o secretário da Sejel, Manoel Almeida, o projeto tem ajudado às pessoas nesta fase da vida. “O Governo do Amazonas está fazendo a sua parte e levando a nossos idosos serviços que serão revertidos em saúde e melhoria na qualidade de vida. Estamos trabalhando para fazer políticas públicas que tenham resultados satisfatórios para todos”, disse o titular da pasta.

Apoio – Conforme a coordenadora do projeto, Nara Freitas, o projeto conta com o apoio de dois profissionais formados em educação física e que o objetivo é aumentar ainda mais a quantidade de pessoas. “Nós temos dois professores aqui em Parintins e temos aulas de zumba, funcional, esportes variados, sempre realizando um trabalho diferenciado. Quando a equipe de Manaus vem até o município, trazemos psicólogos, assistente social, fisioterapeuta”, informou.

Resultados – O senhor Raimundo Carlos, de 67 anos, participa do programa há dois anos, mesmo período em que se aposentou, e afirma que a saúde dele melhorou consideravelmente. “Eu sentia umas dores na região da bacia, mas nunca mais senti nada. Todas as atividades são boas. Gosto de praticar tudo, dançar, brincar, jogar dominó e baralho, futebol, vôlei”, informou, ao ressaltar que é um dos que mais animam o projeto.

FOTO: TÁCIO MELO – SEJEL