Parintins – Ipaam e Bifma capacitam brigadistas do Corpo de Bombeiros

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (Bifma) encerraram nesta sexta-feira (14/09) a capacitação de 26 brigadistas para o trabalho de prevenção do desmatamento e focos de calor no município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus). O curso teve início no Centro Multifuncional “Casa do Produtor” no último dia 10, naquela cidade.

De acordo com a gerente de Educação Ambiental (Geam) do Ipaam, Vandete Souza, o treinamento contou com orientações da campanha “Diga Não ao Fogo” com temas voltados a prevenção e ao combate a crimes ambientais no Estado. “A partir de agora, os brigadistas estão aptos a multiplicar conhecimentos e técnicas de como previr desmatamento e incêndios florestais”, disse.

Em Parintins, além do curso no Centro Multifuncional, técnicos do Ipaam e policiais do Bifma também realizaram atividades educacionais simultâneas com palestras e oficinas para alunos das Escolas Estaduais Mércia Cardoso Coimbra, Brandão de Amorim e no Centro de Educação Tadashi Inomata, além das Escolas Municipais Irmã Cristiane e São Pedro do Parananema.

Segundo Vandete Souza, a campanha é tema principal da atividade de sensibilização, por conta do período de calor no Amazonas, que vai de agosto a dezembro. Ela contou que o objetivo da atividade foi sensibilizar professores e alunos sobre os riscos e problemas que prejudicam a saúde humana e impactos negativos ao meio ambiente provocados pela queimada e desmatamento.

O secretario de Meio Ambiente de Parintins, Alzenilson Aquino, informou que a capacitação dos brigadistas vai possibilitar a maior concentração do controle de combate às queimadas e ao desmatamento no município. “Essa capacitação está sendo válida, pois no período de agosto a outubro, o Amazonas tem um grande índice de queimadas e precisamos combater isso”, disse.

Nos dias 17 a 21, Nhamundá (383 quilômetros da capital) será o próximo município a receber o curso de capacitação de brigadistas e atividades educativas do Ipaam e do Bifma.

FOTO: DIVULGAÇÃO/IPAAM