Parintins realiza campeonato de futebol oficial após cinco anos

A competição é uma realização da Associação Liga Esportiva de Parintins e patrocínio da Prefeitura Municipal.

A cidade de Parintins tem de volta neste sábado o campeonato de futebol após cinco anos sem competições oficiais no Estádio Tupy Cantanhede. Doze times participarão Amazonas, Nacional, São Cristóvão, JAC, América, Corinthians do Aninga, Flamengo do São Vicente, Bom Socorro do Zé Açu, Santa Luzia, São Paulo, Novo Talento e Náutico.

A competição é uma realização da Associação Liga Esportiva de Parintins e patrocínio da Prefeitura Municipal.

A retomada do campeonato local representa para o prefeito Alexandre da Carbrás, a realização de um sonho para a maioria dos parintinenses que apreciam o esporte mais popular do país. A realização do campeonato local reconhecido pela Federação de Futebol do Amazonas e pela CBF é, segundo o prefeito, a conseqüência de um trabalho sério que contou com a colaboração da população e das diretorias dos clubes participantes.

Alexandre da Carbrás relembra que desde sua campanha, um dos maiores pedidos era a reconstrução do Estádio Tupy Cantanhede deixado em ruínas pela gestão anterior, e conseqüentemente a retomada dos jogos. Ele afirma que em menos de 30 dias conseguiu reerguer parte da estrutura destruída promovendo em abril de 2013 o reencontro de Amazonas e Sul América no confronto que rendeu destaque no Esporte Espetacular da Rede Globo de Televisão.

Segundo ele, outro momento importante foi a conquista da iluminação para jogos noturnos junto ao Governo do Estado. “Foi uma conquista nossa juntamente com nossos vereadores ao nosso governador José Melo. Isso tudo tem haver também com a colaboração dos dirigentes dos clubes que aceitaram o desafio de reerguer o nosso futebol após anos de abandono. Hoje Parintins sabe quem realmente trabalha em prol ao esporte e quem fez tentou destruir uma história de décadas de Parintins tetracampeã da Copa dos Rios”, disse.

PROGRAMAÇÃO

Neste sábado, dia 28, o Campeonato tem abertura oficial com uma programação que conta com carreata, desfile de rainhas, discurso de autoridades, inauguração da iluminação e apresentações dos Bois Garantido e Caprichoso. As 15 horas, uma carreata sai da Praça da Catedral e passará pelas principais ruas de Parintins. As 17h ocorrerá a cerimônia de abertura no estádio Tupy Cantanhede, com o desfile de rainhas de cada time, hino nacional, juramento dos atletas, ato de inauguração de iluminação do estádio e apresentação dos bois Garantido e Caprichoso. As 19h os times entram em campo.

APOIO

A prefeitura de Parintins dá total apoio para o resgate do Campeonato Parintinense e uma das contribuições foi a entrega nesta sexta-feira de uniformes completos no Dom Arcângelo Cerqua para os doze clubes participantes do evento esportivo. O prefeito Alexandre também apoia as equipes com o fornecimento de bolas para cada equipe, totalizando 24 bolas, bandeiras e troféus aos primeiros colocados.

De acordo com o presidente da Associação Liga Esportiva de Parintins (Alepin), Carlos Meireles, a prefeitura apoiou o campeonato desde a parte burocrática, com incentivo aos clubes a se legalizarem junto aos cartórios, bem como a legalização da Alepin junto a FAF – Federação Amazonense de Futebol e conseqüentemente a CBF – Confederação Brasileira de Futebol.

ESTRUTURA

O processo de montagem da estrutura para a abertura do Campeonato Parintinense no estádio Tupy Cantanhede encerra pela manhã. Neste sábado, os torcedores e a comunidade parintinense contarão com arquibancadas cobertas, banheiros químicos, iluminação de qualidade e a participação da secretaria de limpeza pública e de Obras. A secretaria de Obras realiza alguns ajustes e uma equipe de guardas municipais irá garantir a segurança do local.

Carlos Meireles, explica que tudo está sendo feito para que neste sábado, tudo ocorra da melhor forma possível. As secretarias de obras estão concluindo os ajustes nos portões e na limpeza. “É a volta do nosso campeonato após cinco anos e isso mostra o compromisso do prefeito não apenas com o futebol, mas também com todo desporto da nossa cidade”, afirmou