Pauderney destaca a importância de edital do MDIC que transforma CBA em Organização Social

O deputado federal e candidato à reeleição Pauderney Avelino (DEM), destacou a importância do edital de chamamento público do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), que será lançado nesta terça-feira (4), com o objetivo de selecionar pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, interessadas em se qualificar como Organização Social e contratar a gestão e o gerenciamento do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), com repasses anuais de R$ 11,5 milhões por meio do Governo Federal.

Para o deputado, transformar o CBA numa organização social também garante recursos do P&D ao centro de pesquisa, melhorando os trabalhos de ciência e tecnologia que já vem sendo desenvolvidos no local.

“A garantia destes recursos dará uma condição diferenciada ao CBA. Agora é só esperar os resultados positivos que virão através das pesquisas elaboradas com a entrada destes investimentos”, destacou o deputado.

Para o ministro Marcos Jorge, a transformação do CBA em uma Organização Social vai melhorar o desempenho da instituição, pois, passará a ter personalidade jurídica própria, contará também com autonomia jurídica, financeira e administrativa. “Com a efetivação dessas mudanças teremos um modelo de gestão mais ágil e voltado para resultados que serão acompanhados por um conjunto de indicadores bem definidos”, explicou o ministro.

Sobre o edital

As entidades interessadas em participar do edital, devem exercer atividades voltadas para a pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico e à inovação, considerando o aproveitamento da biodiversidade amazônica.

Os critérios de seleção serão baseados nas propostas de projeto a serem conduzidos no CBA; nos impactos esperados nos curto, médio e longo prazo. Além disso, serão avaliados os projetos de aproveitamento da biodiversidade amazônica e a proposta de equipe de gestão e técnico científica.

Texto – assessoria