Pesquisa aponta redução da anemia em crianças de creches de Manaus municipais com a utilização do NutriSUS

29.09.18 Pesquisa aponta a redução da anemia em crianças de creches municipais com a utilização do NutriSUS. Fotos: Divulgação Semsa.

A pesquisa “Estado nutricional e fatores de risco dos grupos biologicamente vulneráveis atendidos nos programas de nutrição materno-infantil”, desenvolvida pela Prefeitura de Manaus, que utilizou o NutriSUS como suplemento alimentar para crianças de até 5 anos de idade, em cinco creches municipais, aponta que houve redução de anemia no universo pesquisado.

Os resultados da pesquisa, coordenada pelas secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Educação (Semed), foram divulgados, nesta quarta-feira, 29/8, no auditório da sede da Semsa, na avenida Mário Ypiranga Monteiro, nº 1.695, em Adrianópolis. “Nós resolvemos fazer o acompanhamento de perto dessas crianças. No final do período de suplementação, nós refizemos avaliação que demonstrou que o índice de anemia foi reduzido”

A pesquisa se iniciou no mês de março de 2017 e, durante nove meses, as crianças das creches receberam a suplementação. O NutriSUS, que garante a nutrição com micronutrientes em pó, acompanhou as refeições nos meses de março a julho e depois de setembro a dezembro de 2017. Participaram da pesquisa 178 crianças.

Em março, 17 crianças, ou seja, 9,5% estavam desnutridas. No fim da pesquisa, depois da utilização do NutriSUS, em dezembro, apenas 5 crianças estavam desnutridas, ou seja, 2,8% do total de participantes.

Segundo a coordenadora da pesquisa, a nutricionista da Semsa, Eliane Rodrigues, as vitaminas e minerais que compõem o NutriSUS contribuíram para diminuir a prevalência da anemia nas crianças.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 2 bilhões de pessoas no mundo são anêmicas, o que corresponde a 1/3 da população mundial. Em Manaus, 25% dos pré-escolares assistidos pelo Programa Médico da Família, encontravam-se anêmicos.