27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Pesquisa revela relação dos brasileiros com atividades culturais

A empresa de consultoria JLeiva Cultura e Esporte, em parceria com o Datafolha, divulgou nesta semana uma pesquisa que revelou que cerca de 32% da população brasileira depende de acesso gratuito para ir em eventos culturais.

A pesquisa, chamada “Cultura nas Capitais”, foi feita em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Manaus, Recife, Porto Alegre, Belém e São Luís. As 12 capitais são consideradas as mais populosas do Brasil.

Quando precisam pagar para ter acesso à atividades culturais, a opção dos brasileiros é assistir um filme no cinema. 64% dos entrevistados assistiram filmes na telona ao menos uma vez nos últimos 12 meses. Shows aparecem em segundo lugar na lista, com 46%.

Já para quem não curte sair de casa, a atividade cultural preferida é ler livros. 68% dos entrevistados disseram ter lido pelo menos um livro nos últimos 12 meses. De acordo com a pesquisa, Salvador se mostrou a capital que mais tem o hábito de ler: 72% das pessoas entrevistadas disseram dedicar o tempo livre para a leitura.

Os dados foram coletados entre os dias 14 de junho e 27 de julho de 2017. Foram entrevistadas mais de 10 mil pessoas, a partir dos 12 anos de idade, que responderam a 55 perguntas. Para ter acesso a pesquisa na integra, basta acessar o site culturanascapitais.com.br.

Reportagem, Larissa Lago

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui