Petrobras é uma das doze maiores empresas de petróleo do mundo

Companhia subiu uma posição em ranking das 50 principais petroleiras

A Petrobras é a 12ª empresa de petróleo e gás do mundo, segundo a edição de 2014 do ranking divulgado pela publicação Petroleum Intelligence Weekly (PIW), do grupo Energy Intelligence. O ranking, divulgado anualmente, lista as 50 maiores companhias do setor com base na comparação de dados como reservas e produção de petróleo e gás e capacidade de refino. Em relação ao ranking de 2013, a Petrobras subiu uma posição, estando a apenas duas posições das 10 maiores petroleiras do mundo.

Entre as companhias de petróleo da América Latina, a Petrobras é a segunda maior, de acordo com o levantamento. Nos rankings dos critérios individuais operacionais, que são analisados em conjunto para a elaboração da listagem principal, a Petrobras destaca-se ainda como a oitava empresa do mundo em capacidade de refino e a décima em venda de derivados. As análises para a elaboração do ranking PIW são baseadas nos resultados operacionais divulgados pelas empresas referentes ao ano de 2013.

O grupo Energy Intelligence é uma entidade independente, com atuação internacional, que há mais de 60 anos compila dados e realiza análises sobre o setor de energia, sobretudo, a área de petróleo e gás. O ranking da Petroleum Intelligence Weekly (PIW) é publicado anualmente, sendo referência no setor há duas décadas.