23.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Platiny Soares critica governo por vetar data-base da Polícia e Bombeiros Militar

O veto do governador Amazonino Mendes ao aumento da data-base dos Policiais e Bombeiros Militares do Amazonas foi criticado pelo deputado estadual Platiny Soares (PSB) nesta quarta-feira (13). O parlamentar, que é vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa também é autor da Emenda, que estabeleceu reajuste salarial de 10,85%. Anteriormente, o governador pretendia dar apenas 4,08% de aumento à classe, no ano de 2018.

Platiny Soares destacou a falta de compromisso do chefe do poder Executivo para com a classe dos militares do Amazonas. “A categoria amarga ao menos quatro anos de perdas salariais. Esse veto chega ao policial e ao bombeiro militar, que sai de casa todos os dias para fazer o seu serviço com excelência, como um desprestígio. A classe busca apenas o que lhes é de direito, e o governo fica anunciando em comercial de televisão que está tudo certo na área de segurança pública, mas não está!”, destacou Platiny Soares.

A mensagem governamental nº 56/2018, publicada na quarta-feira (13), traz veto total por inconstitucionalidade formal, decorrente de vício de iniciativa ao Projeto de Lei que altera na forma específica a Lei nº 3.725, de 19 de março de 2012, que dispõe sobre a remuneração dos Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Amazonas.

Aprovação

A Emenda aprovada no último dia 17 de maio em votação por 12 votos a 9, teve respaldo jurídico frente ao período eleitoral que, segundo Platiny Soares, mesmo com os reajustes salariais sofrendo restrições, a recomposição dos policiais estaria livre dos efeitos de proibição, pois é Lei Específica aprovada pela Assembleia Legislativa da respectiva esfera administrativa, segundo o artigo 33 da Constituição Federal.

“Agora o documento volta para a apreciação dos meus pares, em votação na Assembleia Legislativa. Vamos continuar cobrando melhores condições para a categoria, mas devemos estar unidos, pois só com união, conseguiremos combater os desmandos da atual gestão”, ressaltou Platiny Soares.

Texto: Assessoria do Deputado

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui