24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Poderoso documentário sobre assédio será exibido pela 1ª vez em Manaus

Dirigido por Amanda Kamanchek Lemos e Fernanda Frazão e produzido em parceria com a Brodagem Filmes, documentário integra campanha criada em 2014 pela organização Think Olga

Chega de Fiu Fiu é o novo documentário que aborda a questão do assédio e os direitos das mulheres aos espaços públicos nas cidades brasileiras. Produzido em parceria pela Brodagem Filmes & organização Think Olga, sob direção de Amanda Kamanchek Lemos e Fernanda Frazão, o longa foi lançado no último dia 15 de maio em São Paulo.

Em Manaus, o Grupo de Apoio de Mulheres Jovens (Gamj) em parceria com o Coletivo Difusão, Baque Mulher Manaus e OcupaMinart, conseguiu autorização para uma exibição que irá compor a 1ª edição do Cine Coletiva: Mulheres Urbanas, proposta feita para fomentar as discussões sobre políticas públicas para mulheres da cidade e que terá outras edições durante os próximos meses. O evento acontece no dia 23 de junho, no Auditório Pedro Henrique Cordeiro Júnior, situado na Pinacoteca do Estado na Praça Heliodoro Balbi – Centro, a partir das 13 horas.

O objetivo, segundo o Gamj, é trazer à tona inquietações sobre o machismo, racismo e transfobia que permeiam a vida de mulheres no Brasil, pois segundo dados da ActionAid de 2016, 86% das brasileiras já sofreram violência sexual ou assédio em espaços públicos. Delas, 77% ouviram assobios, 44% tiveram seus corpos tocados, 37% tiveram homens que se exibiram para elas e 8% foram estupradas.

Na programação do Cine Coletiva: Mulheres Urbanas também haverá uma roda de conversa com as convidadas Simone Leal e Karine Okawa, Arquitetas e Urbanistas. Trazendo à realidade de quais maneiras a participação feminina efetiva pode ocorrer no que diz respeito ao acompanhamento de políticas públicas. O evento será gratuito e contará com a presença do Maracatu Baque Mulher Manaus e Mulheres in Rima.

SERVIÇO: 1ª edição do Cine Coletiva: Mulheres Urbanas com exibição do documentário sobre assédio Chega de Fiu Fiu que ocorrerá no sábado, 23 de junho, a partir das 13 horas na Pinacoteca do Estado.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL: Baque Mulher Manaus e Mulheres in Rima

APOIO: Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Loja Trama, Loja Fluído Flor e Casa na Árvore.

Página Chega de Fiu Fiu: https://www.facebook.com/chegadefiufiu

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui