Polícia Civil reforça efetivo durante o “Réveillon 2015”

Durante as festas de confraternização no final de ano, a intensa movimentação de pessoas em toda a cidade acaba exigindo uma atenção maior do sistema de segurança pública. Neste réveillon, o clima de festa e comemoração precisa ser mantido, e para isso a segurança tem de ser intensificada.

Para levar conforto e sensação de segurança à população, na próxima semana, a partir da segunda-feira (29) até o dia 1° de janeiro de 2015, a Polícia Civil irá reforçar o efetivo das Delegacias de Polícia em todas as zonas da cidade, principalmente nos locais onde deverá haver maior concentração de pessoas na noite da virada de ano, como por exemplo, Ponta Negra, Zona Sul e Leste da cidade.

Ao todo serão quase 50 viaturas de polícia e 130 Policiais Civis entre delegados, escrivães e investigadores da capital que estarão em seus respectivos plantões integrando o quadro do efetivo policial especialmente levantado para atender as demandas de segurança para a população durante festas de fim de ano. Integrantes do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (FERA) também farão parte do efetivo, assim como a perícia e o Instituto Médico Legal (IML).

Os sistemas de inteligência da PC serão ferramentas na intensificação do efetivo, os Policiais Civis estarão trabalhando de forma integrada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), além de estarem 24 horas em atenção por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS).

O atendimento a população será feito por meio das delegacias que funcionam como central de flagrantes em suas respectivas áreas, nas zonas Norte através do 1° e 3° DIP, Sul por meio do 12° DIP, Leste nos 9° e 14° DIP, e Zona Oeste no 19° DIP, lá as pessoas poderão receber atendimento básico como registro de Boletim de Ocorrência, dentre outros.

O helicóptero da PC-AM, “Fênix 01”, também estará à disposição para atender as ocorrências e garantir o reforço aéreo na cidade. A aeronave de marca Robinson e modelo R44 raven 2, foi uma das conquistas que a PC trouxe à população no ano de 2014 com o intuito de expandir a ação da polícia Judiciária na capital e atender toda a extensão do Estado, a instituição conta com um diverso time de profissionais da segurança pública que estão totalmente habilitados para lidar com a aeronave. “A coordenação dos voos, se preciso, ficará sob os comandos do Grupamento de Operações Aéreas (GOA). É a primeira vez que o reforço no efetivo para as festas de fim de ano contará com apoio do Fênix 01. Isso mostra o avanço que a PCAM tem alcançado na sua estrutura de trabalho”, destacou o Delegado Geral Adjunto, Mário Aufiero.

De acordo com o Diretor de Polícia Metropolitana, Delegado Emerson Negreiros, toda a malha de Policiais Civis distribuídos em todas as zonas da cidade, deverão dar apoio de acordo com a necessidade em outros pontos. “A nossa orientação à comunidade é evitar andar com objetos de valores já que os eventos envolvem grande número de pessoas, embora haja segurança e esteja tudo planejado para que o cidadão tenha segurança efetiva no local, é importante que ele também contribua pra isso”, explicou.

O Diretor acrescentou ainda que ficar expondo objetos caros, que chamem atenção, é um risco maior para que aconteça alguma ocorrência. “É claro que a Polícia trabalha efetivamente para que isso não ocorra, os brincantes têm que ter determinados cuidados para não terem surpresas ruins e que ocorra algum delito. O consumo de bebidas alcoólicas também deve ser controlado para evitar acidentes”, orientou Negreiros.