Polícia cumpre mandados em presídio de Itacoatiara na operação Canaçari

Amazonas – Na manhã desta quarta-feira (16), a Delegacia de Polícia Civil de Itacoatiara, com apoio da Secretaria de Segurança Pública e da Delegacia Geral de Polícia, deflagrou a Operação Canaçari, visando combater o crime organizado.

Foram cumpridos 20 mandados de prisão, sendo 9 deles na Unidade Prisional, e um de busca, no qual resultou na apreensão de um simulacro de arma de fogo e R$ 5 mil reais em espécies.

As investigações iniciaram há mais de 2 anos e tinham por alvo o combate ao tráfico de entorpecentes em Itacoatiara. Durante as investigações foi constada a existência de um organização criminosa complexa e estruturada envolvida no crime de tráfico de entorpecentes e demais crimes correlatos. Neste período, foram realizadas dezenas de prisões em flagrante e apreendidos mais de 10kg de entorpecentes.

Segundo os Delegado Lázaro Mendes e Paulo Barros, alguns membros dessa organização criminosa, mesmo presos na Unidade Prisional de Itacoatiara, localizada no Ramal do Canaçari, KM 06 da AM-010 (sentido Itacoatiara-Manaus) continuam repassando ordens para o comércio de entorpecentes e demais crimes, dentre os quais de ameaça e tortura contra devedores e inclusive ordenando mortes de desafetos e traidores.

A divisão de funções entre os criminosos é bem definida, cada qual exercendo a função designada pelos superiores. Dentre as funções repartidas estão a encomenda do entorpecente, a mistura química, a distribuição entre as bocas de fumo, o recolhimento do dinheiro e a lavagem de capitais.

As prisões de hoje servirão para desarticular o crime organizado instalado em Itacoatiara, bem como reduzir os índices de ocorrências criminais.
Esta é a segunda grande operação realizada este ano pela Delegacia de Polícia de Itacoatiara, sendo a primeira realizada no mês de janeiro, onde foram presos 15 indivíduos, impactando na redução das ocorrências violentas.

Neste mesmo ímpeto de combate ao crime, vale relembrar que, semana passada, a Delegacia de Polícia de Itacoatiara prendeu em flagrante uma quadrilha especializada no furto de motos, que já vinha atuando nesta cidade há alguns meses e recuperou mais de 10 motos furtadas.

Compartilhe