Polícia deflagra operações de combate à criminalidade em Manaus e no interior do Amazonas

A Polícia Militar do Amazonas deflagrou nesta sexta-feira (14/09) a Operação Águia com ação “Amazonas Seguro”, na capital, e Ação “Sentinela” em diversos municípios do Amazonas. A proposta é desenvolver o Estado com ações estratégicas de combate à criminalidade para reduzir os índices de homicídios, roubos e furtos e tráfico de drogas. As operações foram determinadas pelo Comandante-Geral da Corporação, Coronel PM Cláudio Silva.

Conforme o Subcomandante-Geral, Coronel PM Ayrton Norte, as ações são desenvolvidas de maneira integrada com os demais órgãos do sistema de segurança pública e fazem parte do Projeto “GuardiAM 24 Horas”, em que se estabelecem estratégias de planejamento com tecnologia, treinamento, interação e inteligência. “Temos a certeza que essa interação refletirá diretamente na efetiva promoção de segurança que a população amazonense anseia, sabemos da importância da presença da Polícia Militar mais perto das comunidades garantindo ao cidadão de bem, não somente a sensação de segurança, mas efetivamente, manter-se presente no cotidiano das pessoas em todas as zonas de Manaus e nas cidades do interior, executando todas as ações para prevenir e combater os mais diversos tipos de crimes”, ressaltou o Subcomandante.

Resultado em números – De acordo com os dados do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), na sexta-feira (14), as ações operacionais resultaram na abordagem de 2.876 veículos, com destaque para a abordagem de 113 ônibus do transporte coletivo e 6.433 pessoas; recuperação de 17 veículos com restrições de roubo ou furto e apreensão de 25 armas brancas; 52 bares ou casas noturnas fiscalizadas e um total de 4 pessoas foram apresentadas nos Distritos Integrados de Polícia (DIP’s) em flagrante e 5 assinaram termos circunstanciados de ocorrência (TCO’s).

Interior – Segundo dados do Comando de Policiamento do Interior (CPI), foram abordados 315 veículos e 462 pessoas; apreendidas 2 armas de fogo em Uarini e uma em Parintins; 54 porções de drogas em Urucurituba e Envira; 31 pessoas apresentadas nas delegacias e 7 detidas em flagrante; além de 4 menores apreendidos e um veículo recuperado em Nova Olinda do Norte. As ações continuam por todo o fim de semana.

As operações continuam neste final de semana com a presença do Secretário Extraordinário Coronel PM Walter Cruz, Secretário de Segurança Pública, coronel Anézio Paiva, e Comandante Geral da Polícia Militar Coronel PM Cláudio Silva.

Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar do Amazonas