Policiais Civis de Codajás prendem homem apontado como maior traficante do município

A Polícia Civil do Amazonas, por meio da 78ª Delegacia Interativa de Polícia de Codajás, distante 240 Km em linha reta de Manaus, sob o comando do Titular, Delegado Thyago Pereira, prendeu no domingo (21), por volta de 11h30, o ex-policial militar Jander Reis Maia, 45, em sua residência no município, localizada na Estrada Doutor Ozias Monteiro, em frente à fazenda San Diego, bairro Centro, por tráfico de drogas.

Por meio de denúncias anônimas, os policiais foram informados de que três quelônios haviam sido furtados, e que Jander teria comprado os animais. A guarnição se deslocou até o local, onde encontraram a esposa do homem, a qual alegou não saber sobre as tartarugas. Ao chegar no local, ele foi interrogado pelas autoridades, e informou que as tartarugas estavam em um sítio que teria alugado.

Os policiais militares teriam desconfiado do nervosismo do homem, que também passagem por tráfico de drogas e está respondendo em liberdade provisória ao processo, após isso resolveram fazer uma revista na casa dele.

Durante no procedimento, foram encontradas várias substâncias entorpecentes, totalizando aproximadamente 1,5 kg, com aspecto de cocaína em pó e pasta base de cocaína petrificada, além de uma balança de precisão, escondidas no quintal da residência de Jander. Foi encontrada ainda no interior da casa, a quantia de R$ 2.300,00 em dinheiro, que segundo a autoridade policial era proveniente de comércio de drogas, apetrechos e uma porção de substância em pó de cor branca, utilizada para mistura e refino de entorpecente.

A polícia já estava investigando o ex-policial militar, que atualmente exercia a atividade de guarda municipal. Quando recebemos informações de que Jander teria comprado as tartarugas roubadas, também já estávamos investigando ele sobre denúncias de tráfico de drogas, informou o Delegado Thyago Pereira.

Conforme a autoridade policial e denúncias de populares, o preso é um dos traficantes mais fortes no município, que trás e comercializa grande quantidade de drogas na cidade de Codajás, vende e ainda distribui às bocas de fumo.

Os quelônios foram apreendidos, recolhidos e devolvidos ao proprietário, e Jander foi autuado em flagrante por tráfico de drogas (Artigo 33 do Código Penal Brasileiro). Ele ficará preso à disposição da Justiça na Delegacia do município.