Policiais Civis participam de 3ª edição Torneio de Tiro promovida pela Instituição

Em clima de total descontração, cerca de 40 Policiais Civis participaram na manhã deste sábado (13) da 3ª edição do Torneio de Tiro, promovida pela Polícia Civil do Amazonas, por meio do Departamento de Controle e Avaliação (DCA), com o objetivo de promover a integração entre os competidores e aprimorar as técnicas de tiro. O evento ocorreu no estande de tiros do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (IESP-Campus 2), antiga Academia de Polícia Civil (Acadepol), localizado na avenida Noel Nultels, Zona Norte de Manaus.

Os critérios de avaliação utilizados na competição foram as habilidades com uso de escopeta calibre 12, pistola PT 840, metralhadora e carabina, ambas de calibre .40. A contagem da pontuação foi calculada multiplicando os pontos da equipe por 10 e dividindo pelo tempo que cada grupo realizou na competição. No decorrer do evento foram sorteados prêmios para os participantes e as cinco primeiras equipes foram premiadas com troféus e medalhas.

A vencedora, pelo segundo ano consecutivo, foi a equipe “Alfa Team 1”, com a pontuação (29,97); em segundo lugar ficou a equipe “Fera 1” com (27,55); seguidos pelas equipes “Alfa Team 2” com o placar (25,23); “Zona Leste” com (19,50); “Armandão” (16,52) e por último a equipe “29º DIP” que ficou com a pontuação (12,10).

O Delegado Geral de Polícia Civil, Josué Rocha, destacou que o Torneio de Tiro, além de promover a integração entre os policiais, também contribui no treinamento para o combate à criminalidade. ”A partir do momento que anunciamos o torneio os policiais formaram as suas equipes e passaram a treinar para a competição. Isso com certeza serviu de estímulo para aprimorar as técnicas policiais usadas diariamente”, declarou.

O Diretor do DCA, Delegado Paulo Sampaio, informou que o Torneio de Tiro faz parte de um programa que visa ainda à saúde do servidor. “Desde 2012 nós estamos implantando na Instituição um programa de qualidade de vida e de valorização do servidor. A competição faz parte desse programa, assim como outros eventos que já estão incluídos no calendário da Polícia Civil, disse Sampaio.

Para o Delegado Aquiles Andrade, que esteve presente no evento representando o Secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Coronel Paulo Roberto Vital, a 3ª Edição do Torneio de Tiro é de fundamental importância para saúde não só do servidor, mas para a saúde da população, porque prepara o policial para uma situação de necessidade emergencial em termos de combate. “A equipe do Coronel Paulo Roberto Vital tem feito todo o esforço para divulgar esse trabalho de treinamento do Policial Civil, por meio da própria direção da instituição, e ele vê isso como todo, por meio do IESP”, declarou Andrade.

“Para mim é muito gratificante participar mais um ano do Torneio de Tiro. Nós tivemos outros torneios, eu já estou na Polícia há treze anos, mas nunca um evento como esse foi contínuo, como a atual gestão está mantendo. Aqui, podemos reencontrar e reuni com os colegas, que por conta dos trabalhos e da correria do dia-a-dia acabamos não tendo contato. Eu e a minha equipe estamos muito felizes com o bicampeonato, queremos agradecer e parabenizar as outras equipes participantes que também foram muito boas”, disse o Escrivão de Polícia, Paulo Rangel, lotado na SSP-AM, representante da equipe bicampeã do 3º Torneio de Tiro.