25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Policiais federais reagem à soltura irregular de preso em Formosa (GO)

A informação de que o presidiário Leomar Oliveira Barbosa foi solto irregularmente do Presídio Estadual de Formosa (GO), no dia 4 de julho, trouxe consternação aos policiais federais. Foram eles os responsáveis pela prisão do braço direito de Fernandinho Beira-Mar, em 2011, durante a Operação Casa Nova III, por chefiar uma quadrilha de tráfico de drogas.

Na avaliação do presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luís Antônio Boudens, o episódio revela a “decadência” do atual modelo de segurança pública adotado no Brasil.

“O sistema penitenciário é um setor extremamente desvalorizado no sistema de persecução criminal brasileiro. A condenação – que sucede a investigação e elucidação do crime – ao invés de significar o fim da saga criminal, revela-se o início de uma fase de evolução so criminosos, em que os profissionais de segurança pública estão em grande desvantagem”, apontou.

A notícia da soltura irregular chegou ao conhecimento público no mesmo dia em que o Ministério da Segurança Pública divulgou a implementação do Boletim Nacional de Ocorrências para unificar e padronizar o registro de crimes em todo o país. “Integrar órgãos que não funcionam bem individualmente é unir as dificuldades e ineficiências”, criticou Boudens.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui