24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Pré-Inscrições para o curso de ‘Cuidadoso’ começam na próxima segunda

Interessados no curso de Cuidador de Idoso da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Dr. Thomas (FDT) – em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional – (Espi), podem realizar pré-inscrição nos dias 9 e 10 de julho de 2018 através do site doutorthomas.manaus.am.gov.br.

A pré-inscrição para o chamado “Cuidadoso” é a primeira fase do processo seletivo, que tem a oferta de 240 vagas. Antes de realizar essa etapa, o candidato precisa ler o edital disponível também no site. A relação dos pré-inscritos estará disponível no site da FDT já no dia 11/07.

Na segunda fase, os candidatos selecionados deverão comparecer ao Parque Municipal do Idoso (PMI), localizado na rua Rio Mar, nº 1.324, bairro Nossa Senhora das Graças, nos dias 12 e 13 de julho de 2018, no horário das 8 às 12h ou das 14 às 16h30, para efetuar sua inscrição e agendar data para entrevista e preenchimento de questionário, munidos de documentos.

São exigidos comprovante de pré-inscrição (disponível no site), duas fotos 3×4 (recentes), RG (original e cópia), CPF (original e cópia), comprovante de residência (original e cópia), Certificado de reservista [homens] (original e cópia), Certidão de Casamento, nascimento ou divórcio (original e cópia) e Certificado de conclusão do ensino médio (original e cópia).

As avaliações serão realizadas em uma única etapa, a partir de entrevista e preenchimento de questionário que inclui questões relativas às expectativas sobre o curso e entendimento prévio sobre o envelhecimento humano. Essa avaliação deverá ocorrer com data e horário agendados entre os dias 16, 17 e 18 de julho, de modo em que a ausência do candidato na data marcada implica na sua eliminação automática.

A capacitação já formou mais de 2,8 mil cuidadores de idosos desde 2006. A coordenadora do curso, Maria da Luz Abreu, dos 240 pré-inscritos, serão selecionados 80 candidatos, para participar do curso.

SONORA: Maria da Luz Abreu – Coord. Curso
“Para uma melhor organização, as aulas teóricas, ministradas na Espi, são divididas em módulos que abrangem todo o universo da terceira idade aos alunos.”

A lista final será divulgada nos dias 23 e 24 de julho, nas redes sociais e pelo site — doutorthomas.manaus.am.gov.br. Os mesmos deverão comparecer no Parque Municipal do Idoso, nos dias 27 e 30 de julho, no horário das 8 às 12h ou das 14 às 16h30, portando os documentos utilizados na sua inscrição e a taxa de R$ 40.

O programa de aulas será dividido em 11 módulos, com teoria e prática, ministradas por profissionais selecionados pela ESPI. As aulas serão inerentes ao processo de como cuidar de idosos, o envelhecimento humano, preservação da saúde e melhoria da qualidade de vida. O curso terá duração de 4 meses, com início em agosto, possui carga horária de 300h, sendo 200 de aula teórica e 100 de aula prática.

Neste ano, foi reformulado o processo seletivo, pensando sempre no bem-estar da população idosa. A etapa da entrevista com os psicólogos da FDT será fundamental para a seleção dos candidatos.

O NEPEM, setor responsável pelo curso, armazena currículos de cuidadores de idosos formados pela instituição. A iniciativa teve início em 2006 e hoje possui mais de 2.000 mil currículos à disposição, com o objetivo de atender a necessidade de familiares que precisam de ajuda profissional para cuidar e manter a qualidade de vida dos idosos.

Mais informações podem ser obtidas por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Envelhecimento em Manaus (NEPEM), da FDT, pelos telefones: (92) 98844-5609 / 3215-6007 / 3236-9629.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui