Prefeitura fecha parceria com Ifam para construção de nova unidade integrada de educação

A Prefeitura de Manaus recebeu nesta segunda-feira, 9/7, a doação de uma área do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) para construção de um dos nove Centros Integrados Municipais de Educação (Cimes), previstos no Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem).

O termo de doação da área, que fica próxima ao Campus Manaus Zona Leste, foi assinado pela secretária municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt, e o reitor do Ifam, Antônio Venâncio Castelo Branco. O Proemem é mais uma das ações desenvolvidas ao longo dos 2000 dias de gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, que desde 2014 buscava junto ao Governo Federal financiamento para o início do projeto. Os recursos de, aproximadamente, R$ 167 milhões foram liberados em junho do ano passado.

A secretária municipal de Educação salientou que a infraestrutura é apenas um dos ramos do Proemem, que trabalha também com questões pedagógicas, gerando, inclusive, resultados positivos e que deram destaque aos desempenhos obtidos pela rede municipal de educação.

O reitor do Ifam, Antônio Venâncio Castelo Branco, acrescentou que o instituto costuma trabalhar em sintonia com programas governamentais que visem a melhoria das condições sociais. “Esse é o momento de firmar parcerias com quem busca trilhar o mesmo caminho, que é o da transformação social, porque nós acreditamos na educação como uma arma poderosíssima para isso.”

A Semed também possui outras áreas para a construção de três Centros Integrados Municipais de Educação nas zonas Leste, Norte e Sul, beneficiando cerca de seis mil estudantes. O coordenador executivo do Proemem, André de Oliveira Cabral, falou sobre a nova unidade, que contará com 14 salas para a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) e mais 12 salas para o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) – que compõem cada Cime.“A expectativa é de assinarmos o contrato com a construtora por volta do dia 16, emitindo a ordem de serviço para iniciar as obras no final do mês.”