23.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Prefeitura intensifica manutenção dos jardins em canteiros centrais

Os jardins dos canteiros centrais situados no entorno do Terminal 1, na avenida Constantino Nery, e nas avenidas Efigênio Salles e Loris Cordovil, nas zonas Sul e Centro-Sul da cidade, receberam durante toda esta semana trabalhos de manutenção da Prefeitura de Manaus.

O trabalho de manutenção nos jardins em logradouros públicos da cidade faz parte do projeto Ornamenta Manaus, um braço do programa de arborização urbana municipal. A ideia é a realização de intervenções paisagísticas em canteiros centrais e passeios públicos onde há espaço permeável e já foram plantadas mudas de árvores.

Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) atendem à orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto de tornar a cidade cada vez mais bonita, com o verde das árvores e o colorido das espécies ornamentais.

De acordo com a Diretoria de Arborização e Paisagismo da Semmas, existem 20 canteiros no entorno do Terminal 1, onde foram plantadas, no total, 2 mil mudas de espécies ornamentais variadas. As mudas deram um colorido especial à área no trecho da avenida Constantino Nery, entre as avenidas Álvaro Maia e a Leonardo Malcher. Os canteiros já possuem mudas de árvores consolidadas, com altura média de 1,80m a 2 metros, das espécies ipê-amarelo e pau-pretinho, que apresentam floração anual, e já estão com copas formadas.

As mudas ornamentais que hoje adornam os canteiros são das espécies duranta, ararinha, ixora, alamanda, barléria e russélia. Na Efigênio Salles, foram plantadas 5 mil mudas ornamentais. Nesta quinta-feira, 21/6, a equipe realizou também o trabalho de adubação, coroamento, retutoramento e poda das mudas de árvores plantadas na via. Na jardinagem, foram realizados os serviços de adubação, capinação e retirada de ervas daninhas. Em determinadas espécies, faz-se necessário poda drástica para regeneração das mudas, como é o caso da ararinha.

O Projeto Ornamenta Manaus já realizou intervenções paisagísticas nas avenidas Efigênio Salles, Constantino Nery (próximo ao T1), Estrada do São Jorge, na confluência com a Jacira Reis, Nilton Lins, Loris Cordovil, Shopping Phelippe Daou e Praça da Matriz e rotatórias da Ponta Negra.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui