Presidenciáveis participarão de sabatina na CNI nesta quarta-feira (4)

Arte - Portal Desacato

Divulgação InternetSeis pré-candidatos à Presidência da República participam nesta quarta-feira (4) de sabatina promovida pela Confederação Nacional das Indústrias, a CNI, em Brasília.

A sabatina da CNI abre a temporada de debates entre os postulantes ao Planalto e os representantes dos setores da economia do país. A sabatina não prevê debates entre os pré-candidatos. Eles serão ouvidos separadamente, com tempo de fala limitado e igual para cada um deles.

Álvaro Dias, do Podemos; Ciro Gomes, do PDT; Geraldo Alckmin, do PSDB; Henrique Meirelles, do MDB; Jair Bolsonaro, do PSL, e Marina Silva, da Rede Sustentabilidade, confirmaram presença no evento.

Cada candidato terá cerca de 45 minutos para apresentar seu plano de governo e responder a perguntas dos empresários e público presente. O diálogo da CNI está previsto para ter início às nove horas da manhã e o primeiro a falar será Geraldo Alckmin, do PSDB.

O Diretor de Políticas e Estratégias da CNI, José Augusto Fernandes, explica que a escolha dos pré-candidatos participantes da sabatina foi definida de acordo com o desempenho deles nas últimas pesquisas eleitorais.

“Normalmente é uma combinação de resultados nas pesquisas, na última pesquisa eleitoral que foi feita pelo Datafolha, e a participação parlamentar do partido do candidato no Congresso Nacional”.

Este ano, devido a crise econômica que o país ainda tenta se livrar, o debate na CNI ganha maior importância. A expectativa é de que os projetos apresentados durante a sabatina possam contribuir para gerar segurança aos investidores e criar melhores cenários econômicos no país futuramente, como ressalta José Augusto Fernandes.

“A sabatina é sempre uma oportunidade de conhecermos melhor os candidatos para os empresários, de alguma forma, se posicionarem individualmente, a partir daquilo que eles ouvirem. Certamente, nós estamos saindo de um processo de recessão, de forma lenta, e com muitas incertezas associadas as eleições de 2018. Essas incertezas geram insegurança no investidor”.

A pré-candidata da Rede Sustentabilidade, Marina Silva, será a segunda a falar na sabatina da CNI. Em seguida, falam Jair Bolsonaro, Henrique Meirelles, Ciro Gomes e Álvaro Dias.

Reportagem, Cristiano Carlos

#Eleições2018