Preso homem que roubava carro para facção executar rivais

A Polícia Civil do Amazonas, representada pelo delegado Juan Valério, diretor do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), falou na manhã desta segunda-feira (6/8), durante coletiva de imprensa realizada às 10h30, no prédio da Delegacia Geral, sobre ação policialdeflagrada na tarde do último sábado (4/8), por volta das 17h, que resultou na prisão, em flagrante, de Welton Brilhante do Nascimento, 27, conhecido como “Brilhante”, em posse de uma arma de fogocom numeração suprimida.

De acordo com o diretor do DRCO, a ação policial ocorreu em conjunto com servidores lotados na Secretaria-Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai), vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), em atendimento à determinação do secretário da pasta, coronel Anézio Paiva, para que as equipes policiais atuassem na contenção de execuções na capital, tirando de circulação pistoleiros e mandantes desses crimes.

Valério relatou que “Brilhante” foi preso em via pública, na rua Nova Esperança, bairro Cidade de Deus, zona norte de Manaus.

“Ao longo das diligências obtivemos informações que “Brilhante” tinha como funçãoroubar veículos para repassar ao comando de uma organização criminosa que atua no Estado. Esses veículos eram utilizados por infratores para cometeremexecuções na capital. Esses elementos saíam em carros e motos e se dispersavam após os delitos, na tentativa de dificultar o trabalho policial. Essa prática delituosa é conhecida entre eles como “bonde”. Encontramos muitos indícios do envolvimento de Welton com esses elementos, que também estão sendo investigados”, declarou o secretário da Seai, Herbert Lopes.

Conforme Juan Valério, as equipes estavam monitorando o infrator e tiveram conhecimento de ele já estava se comunicando com outro indivíduo com o intuito de sair pelas ruas da cidade para praticar delitos. Foi nesse momento que “Brilhante” foi abordado e preso, em flagrante, em posse de uma arma de fogo com numeração suprimida.

A autoridade policial explicou que durante depoimento no DRCO, “Brilhante” informou que na última semana teria roubado dois veículos, sendo um nas proximidades de um shopping comercial situado na avenida Noel Nutelse outro nas proximidades do Conjunto Jardim Canaranas, ambos no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus. Os procedimentos para identificar as vítimas desses delitos estão em andamento.

“Encontramos no celular do infrator mensagens que confirmam o fato de que ele recebia essas ordens dos membros da organização criminosa. Além disso, a arma de fogo encontrada com ele foi dada pelo bando para que Welton a usasse nas práticas criminosas. Eles geralmente optavam por carros comuns, para não levantar suspeitas, por isso é importante que, no momento em que a pessoa tiver um veículo roubado, procure imediatamente uma unidade policial para formalizar aocorrência”, orientou Valério.

Reincidente

Na base do departamento, durante consulta ao Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), foi verificado que “Brilhante” já responde a processo por porte de arma de fogo de uso restrito e receptação. Segundo Juan Valério, o infrator já é conhecido da polícia por envolvimento em crimes na cidade.

Flagrante

Welton foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. O infrator será indiciado, ainda, por roubo e associação criminosa. Ao término dos procedimentos cabíveis no DRCO, “Brilhante” será levado para Audiência de Custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, bairro São Francisco, zona sul de Manaus.

Compartilhe