Previdência investe na capacitação de aposentados e pensionistas

26.07.18 Previdência investe na capacitação de aposentados e pensionistas. Texto e fotos: Marcia Claudia Senna e Stephanie de Farias.

A Manaus Previdência vai adaptar o prédio anexo à sede da instituição para oferecer maior comodidade e ampliar o número de cursos voltados para os aposentados e pensionistas do município. A novidade foi divulgada na manhã desta quinta-feira, 26/7, pelo diretor-presidente da instituição, Silvino Vieira, na abertura do calendário do segundo semestre de cursos da instituição, que começou com o curso de Espanhol Básico. “São projetos que estão amadurecendo e, aos poucos, se tornando realidade. Entre os que estão em estudo, está o que proporciona um maior suporte ao nosso público para o uso do Portal do Segurado”.

A proposta da previdência encontrou eco nos alunos que iniciaram o curso de espanhol, uma realização em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi). A coordenadora do Departamento de Educação e Aperfeiçoamento do órgão, Waldeliz Freitas, destaca que a previdência está ampliando o leque de capacitação dos servidores ativos e inativos da prefeitura.

Com experiência em aulas em todas as faixas etárias, o professor Mauro Curi, nascido em Iquito, Peru, adiantou que vai investir na dinâmica lúdica para manter a atenção e o interesse dos alunos nas aulas e, com isso, facilitar a absorção do conteúdo da matéria. As aulas acontecerão às terças e quintas-feiras, das 8h30 às 10h30.

Com as 30 vagas esgotadas, o curso de Espanhol Básico já consta com lista de espera de 15 pessoas. Entre os que estão na expectativa de uma desistência está o aposentado José Maria de Macedo. Ativo em outros cursos oferecidos pela previdência no primeiro semestre, como canto/coral e inglês, Macedo quer continuar estudando como forma de manter a mente ativa, além de agregar o conhecimento de um novo idioma.

O Espanhol Básico abriu uma série de cinco cursos que a previdência oferece neste semestre aos aposentados e pensionistas. Na próxima segunda-feira, 30/7, inicia o curso “Exercitando a Memória” e, na sequência, “Dança do Ventre” (02/08), “Artesanato-Arranjos Temáticos” (17/08) e “Noções de Fotografia” (11/09), todos em parceria com a Espi.

Informações sobre vagas, dias e horários podem ser obtidas na sede da Manaus Previdência – avenida Constantino Nery, nº 2.480, Chapada, de segunda a sexta, das 7h às 14h – ou pelo telefone (92) 3186-8000 e webchat http://manausprevidencia.manaus.am.gov.br/, ambos de segunda a sexta, das 8h às 17h.