24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Primeira edição da ‘Merenda Cultural’ emociona artistas

Ação leva apresentações culturais para escolas públicas durante o intervalo das aulas e acontecerá uma vez por mês, até o final de 2018

Na manhã desta sexta-feira (09/03), a primeira edição do projeto “Merenda Cultural”, que faz parte das Temporadas Culturais da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), emocionou artistas que produziram atividades em 10 escolas de Manaus e da comunidade de Janauari, no município de Iranduba.

“Merenda Cultural” é uma ação que acontece durante o horário de intervalo das aulas nas escolas. Apresentações teatrais, musicais e oficinas são algumas das atividades realizadas durante o projeto.

Na primeira edição do “Merenda Cultural”, integrantes do Balé Folclórico do Amazonas, o Quarteto de Cordas da Amazonas Filarmônica, o Quinteto de Metais da Amazonas Filarmônica, Balé Experimental, Coral do Amazonas e o Corpo de Dança do Amazonas realizaram as atividades artísticas.

Boa receptividade – Emocionado com a experiência, o violoncelista da Orquestra Amazonas Filarmônica, Timóteo Esteves, conta que foi recebido calorosamente pelos alunos da Escola Municipal Mario Lago, no bairro Francisca Mendes II.

“Hoje vivi uma das mais ricas experiências da minha vida, junto aos amigos da Orquestra Amazonas Filarmônica. Fomos apresentados e recebidos com muito carinho pelas crianças, nos receberam com um bom dia de tirar o fôlego de qualquer um”, comenta.

Timóteo relembra o agradecimento de um dos alunos ao interagir com o grupo. “Quando abrimos espaço para interagir com perguntas, uma das crianças levantou e, durante um momento, dei meu violoncelo para ela tocar. Ela tocou sorrindo o tempo todo, depois pegou o microfone e com um sorriso largo disse: ‘Eu estou muito contente de assistir vocês, muito mesmo, minha mãe vai ficar superorgulhosa de mim quando souber o que fiz hoje’”.

Talentos escondidos – Outra artista encantada com o “Merenda Cultural” é Katia Freitas, soprano do Coral do Amazonas. Katia afirmou que a apresentação chamou a atenção das crianças, que a ouviram atentamente.

“Acredito que este projeto seja uma das melhores ações promovidas pela secretaria. São nesses eventos que a gente descobre talentos escondidos”, destaca. “No final da programação as crianças nos encheram de abraços e beijos. Foi muito emocionante”.

Dança – Já o diretor do Corpo de Dança do Amazonas, Getúlio Lima, agradeceu a oportunidade de participar da ação. “Fomos super bem recebidos pela equipe da escola. As crianças adoraram e o corpo docente também. Fizemos a apresentação duas vezes para que todos os alunos e professores assistissem. Estamos muito agradecidos”.

Em sua primeira edição, a ação foi realizada na Escola Municipal Professor Wandemberg R. Leite, Escola Municipal Sérgio Augusto Bitencourt, Escola Municipal Professora Marly, Escola Municipal Mario Lago, Escola Municipal Arte e Cultura, Escola Municipal Rui Barbosa Lima e na Escola Municipal Frei Mario Monacelli de Grello. Em Janauari, as atividades aconteceram na Escola Estadual Fundação Elias Novoa, Escola Estadual Senador João Bosco Ramos de Lima e Escola Municipal Irmã Bruna.

O “Merenda Cultural” acontece uma sexta-feira por mês até o final de 2018, paralelamente às Temporadas Culturais. A programação será divulgada no Portal da Cultura em www.cultura.am.gov.br.

FOTO: Divulgação

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui