25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Procon Manaus autua companhias aéreas em blitz nacional

A segunda edição da Blitz nos Aeroportos – uma mobilização nacional nos principais aeroportos do país, para coibir abusos contra os passageiros – realizada nesta sexta-feira, 27/7, foi voltada à atuação das empresas em relação à cobrança de bagagens. Seguindo a campanha “Bagagem sem Preço”, a ação foi encabeçada pela Comissão Especial de Defesa do Consumidor do Conselho Federal, da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amazonas (OAB-AM), em parceria com o Procon Municipal e demais órgãos de defesa do consumidor do Estado do Amazonas.

Durante a ação, o Procon Manaus registou um total de quatro ocorrências, dois autos de constatações com ausência de informações sobre horários nas conexões, contratos firmados com os passageiros em língua portuguesa, condições tarifárias, preços e especificações de franquias de bagagens e duas infrações referentes as regras de remarcações e reembolsos nos bilhetes, conexões e valores.

Desde o ano passado, entidades civis de defesa do consumidor atuam contra as imposições estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que passou a cobrar do passageiro, as malas despachadas. O entendimento é que esta decisão é contrária ao Código Civil ao separar as pessoas de suas bagagens, em um mesmo contrato, para efeito de cobrança.

Muitos consumidores nos procuram por conta de problemas que tiveram nesse momento após a resolução 400/2016, da Anac, uma resolução nova, e essa resolução trouxe essas mudanças, explicou Rodrigo Guedes, coordenador do Procon Manaus. “É de extrema importância, por que tem gerado muitas discursões, dúvidas e reclamações entre os consumidores. As novas regras trazidas pela Anac e têm sido objeto particularmente no Procon Manaus e acredito também que no Procon Estadual de muitas demandas”.

A mobilização verificou se estão sendo cumpridas as regras e orientou o consumidor sobre temas como atendimento preferencial, informações sobre bagagens de mão, alterações contratuais e cobranças adicionais.

Em meio à blitz, também foi realizada uma pesquisa de satisfação do consumidor, na qual os passageiros foram questionados se perceberam alguma vantagem após a cobrança das malas despachadas pelas companhias, e sobre a atuação da Anac na regulamentação do transporte aéreo, destacou a coordenadora da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Rosely Fernandes. “Essa é a segunda Blitz Nacional, estivemos no ano passado, na primeira, mas de lá pra cá nada mudou. Os problemas só aumentaram, então com relação a isso estamos hoje nos mobilizando em defesa do consumidor na questão de companhias aéreas. Temos vários itens que estamos observando e precisamos da colaboração dos passageiros para saber o nível de satisfação”.

Além dos Procons municipal e estadual, a Comissão de Defesa do Consumidor da Aleam, representantes da OAB-AM, também participaram da ação.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui