Produção industrial cai 0,2% em julho

O desempenho produtivo do setor industrial apresentou queda no mês de julho. Segundo dados apresentados nesta terça-feira (4) pela Pesquisa Industrial Mensal, no mês de julho a produção industrial caiu 0,2% no comparativo com o mês de junho com o ajuste sazonal.

No mês de junho o índice havia apresentado um crescimento de 12,9%, recorde para o mês. Já na comparação entre julho deste ano com o mesmo mês do ano passado, crescimento de 4%. Em todo o ano de 2018, o crescimento da produção industrial atingiu 2,5%.Desempenho industrial em julho caiu 0,2% na comparação com junhoPara compor a análise, o IBGE observa 26 setores da economia. Destes, 16 tiveram um aumento. Já entre os que tiveram recuos, destaque para produtos alimentícios e a de veículos automotores, reboques e carrocerias, que apresentaram as maiores quedas. André Macedo é gerente da pesquisa do IBGE. Ele detalha o que esses dois setores representam para produção industrial.

“Nesses que recuam a gente observa uma maior concentração, para justificar o comportamento de queda do total da indústria, vindo dos setores automobilísticos e do setor dos produtos alimentícios. Esses segmentos, juntos, representam algo em torno de 25% do setor industrial.”

Para Macedo, o quadro de crescimento industrial é real, mas ele relembra que a base de comparação deve ser leva em conta, já que em 2014, 2015 e 2016 os resultados foram muito abaixo da média.

O gerente ressalta que é necessário relembrar que os resultados de maio e junho foram atípicos por conta da greve dos caminhoneiros, que em um primeiro mês causaram uma grande queda, para posteriormente ter um aumento elevado.

Reportagem, Raphael Costa