29.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Profissionais da rede municipal de ensino participam de encontro nacional de Educação Infantil

Até esta sexta-feira, 24/8, profissionais da Educação Infantil da rede municipal de ensino participam do 34º encontro nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil no Brasil (Mieib). A abertura aconteceu na manhã desta quinta-feira, 23/8, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), bairro Coroado, zona Leste de Manaus.

O evento, transmitido ao vivo para todo o país pelo site do Mieib, pretende reunir aproximadamente 700 profissionais e discutir desafios e perspectivas nacionais e definir as diretrizes de atuação para o fortalecimento do Mieib na luta pelo direito das crianças de zero a seis anos de idade incompletos, por uma Educação Infantil com qualidade, pública, gratuita, laica e inclusiva, levando em consideração o contexto amazônico.

A secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, participou do evento e mencionou a importância de uma Educação Infantil de qualidade, principalmente por ser o início do processo de aprendizagem do indivíduo, sendo um dever tanto dos governos, quanto da sociedade. “Educação Infantil é lidar com a formação da criança num todo, que começa nos três primeiros anos de vida. Manaus tem mostrado que consegue sim oferecer uma educação de qualidade aos alunos que são atendidos na rede municipal de ensino da capital”.

No primeiro dia do encontro, os participantes debateram sobre Base Nacional Comum Curricular (Bncc) da Educação Infantil, a atuação do educador em creches e pré-escolas e suas implicações na formação das crianças e a exibição do Documentário “Terreiros do Brincar”.

Para a professora e integrante do comitê diretivo do Mieib, Maria Aparecida Martins, o momento é de trabalhar na garantia desse ensino qualitativo. “Todos estamos lutando pela efetivação do direito à educação de qualidade a todas as crianças em nosso país. Juntos precisamos refletir sobre os desafios que vamos enfrentar”.

A educadora Maria Itelvina dos Santos, que leciona para o primeiro período da Educação Infantil na Escola Municipal Francinete Rocha Brasil, na zona Leste da capital, ressaltou que o encontro deve ser encarado como uma forma de reflexão para o profissional da Educação Infantil. “Nós, que trabalhamos com crianças, precisamos refletir sobre a nossa prática em sala de aula e tudo que envolve a vida do nosso aluno. Levaremos aos professores que não puderam estar presentes, todas as informações recebidas, para que haja uma melhora do nosso papel na formação desses alunos”.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui