Programa de Preparação para Aposentadoria será ampliado para todos os servidores municipais

Como parte das ações do Planejamento Estratégico Manaus 2030, implementado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e que tem na “Valorização das Pessoas” um de seus pilares de atuação, a Prefeitura de Manaus se prepara para ampliar, para todos os mais de 32 mil servidores municipais, o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), que vai trabalhar tanto as questões jurídicas quanto o lado psicológico dos trabalhadores do Município com idade próxima à aposentadoria.

Nesta semana, o PPA da Manaus Previdência foi apresentado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), que irá auxiliar no processo de expansão, a partir de 2019. Segundo a diretora do Departamento de Gestão de Pessoas (DSGP), Zulena Matos, o momento é de busca por projetos de sucesso na área de qualidade de vida no trabalho para implantação para todos os órgãos da Prefeitura de Manaus.

Também participaram da reunião, a chefe da Divisão de Serviço Social (Diss), Clélia Fontes; o diretor-presidente da Manaus Previdência, Silvino Vieira; a diretora de Previdência, Daniela Benayon; e a psicóloga Stefani Dias. “Confirmada a parceria, será algo muito positivo para a estrutura municipal, à medida que a Semad é o órgão responsável pela gerência sistemática administrativa do município”, disse Daniela Benayon.

Atualmente, a prefeitura também realiza estudos para delinear ações e programas pautados na qualidade de vida dos servidores, envolvendo diversas estruturas municipais, como frisou o secretário da Semad, Lucas Bandiera. “O Programa visa cuidar da saúde dos mais de 32 mil servidores municipais em três eixos essenciais: físico, psíquico e emocional.”

Um grupo de trabalho composto por representantes da Semad, Junta Médico-Pericial do Município (JMPM), Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi) e o Serviço de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Manaus (Manausmed), além das secretarias municipais de Saúde (Semsa), Educação (Semed), de Juventude Esporte e Lazer (Semjel) e a Manaus Previdência, vem trabalhando, desde o início deste ano, na formatação do programa, com reuniões mensais, pesquisas e busca por parcerias.