24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

PROURBIS prepara moradores para viver em um novo bairro

A melhoria na qualidade de vida promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (PROURBIS), para os moradores do Jorge Teixeira – 3ª Etapa, não é feita apenas através das obras de moradia e recuperação desenvolvidas no bairro.
Além de trabalhar para revitalizar completamente a comunidade, o programa realiza ações educativas para que seus beneficiários aprendam a zelar seu novo patrimônio, seja ele uma nova moradia ou uma rua com infraestrutura completa. A exemplo disso está a primeira edição da oficina de novas moradias, que foi realizada para os moradores que estão prestes a se mudar para os residenciais Avelino Pereira e Manoel Meireles, ambos inaugurados em outubro de 2014.

As oficinas têm como base as normas do Manual do Proprietário, elaboradas pela coordenação do PROURBIS para estabelecer as regras de convivência e conservação e garantir a harmonia entre os novos vizinhos, sem prejuízo às famílias e às áreas habitacionais. “É muito gratificante ser beneficiado com um novo lar e ainda aprender a cuidar dele”, afirmou o aposentado Francisco da Rocha, de 57.

Ele vai se mudar com a família para uma das 88 unidades do residencial Avelino Pereira, o maior construído pelo programa na comunidade. “Como foi ensinado durante as palestras, além de cuidar das moradias, nós também devemos zelar pela nova infraestrutura e limpeza que o PROURBIS está deixando como legado”, disse Francisco.

Prevenção

A segurança da comunidade também é uma prioridade para o PROURBIS. Prova disso foi o inicio da instalação de 58 extintores de incêndio nos dois residenciais, onde residem mais de 100 famílias que antes viviam em situação de risco nas margens de igarapés.

A medida adotada pelo programa prevê um equipamento para cada dois apartamentos. Assim, vizinhos tem responsabilidade compartilhada sobre o item de segurança obrigatório. Como iniciativa do serviço social do PROURBIS, antes das instalações, os moradores receberam orientações e dicas sobre o uso dos extintores e prevenção de incêndios.

“Este cuidado em instruir a população sobre medidas de segurança e como zelar dos benefícios que o programa trouxe para suas vidas é uma de nossas premissas sociais. Com isso, garantimos que todo o trabalho que foi desenvolvido no bairro seja bem aproveitado e preservado”, explicou o coordenador geral do PROURBIS, Claudemir Andrade.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui