Reitor da UEA recebe visita de comitiva da Tailândia

Embaixador da Tailândia no Brasil reuniu-se com reitor e gestores da UEA para tratar de possibilidades de cooperação técnicas e educacionais.

O reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo Costa, recebeu, nesta quinta-feira (26), o Embaixador da Tailândia no Brasil, Pitchayaphant Charnbhumidol, para tratar das possibilidades de cooperação técnicas e educacionais nas áreas de pesca, aquicultura, biotecnologia, entre outros.

Durante o encontro, que também incluiu as presenças do vice-reitor, Mario Bessa, e dos Pró-Reitores da UEA, além de outros membros da comitiva tailandesa, entre eles o Professor e Decano da Faculdade de Pesca da Universidade Kasertsar, Suriyan Tunkijjanukij, pesquisas e projetos desenvolvidos na Universidade foram destacados. De outro lado, os tailandeses trouxeram informações sobre as características do país de origem.

“Há boas perspectivas para pesquisas e trabalhos conjuntos. De nossa parte, analisaremos as áreas de interesse e as possibilidades de cooperação e de intercâmbios”, disse o reitor da UEA.

O embaixador tailandês destacou a experiência da Tailândia na exploração da biodiversidade e melhoramento genético das espécies de peixes criadas em cativeiro e revelou que acredita no grande potencial existente em espécies como tambaqui e pirarucu para, inclusive, exportações.

As relações diplomáticas entre Brasil e Tailândia possuem mais de 50 anos.Conforme dados da própria comitiva tailandesa, o volume comercial entre os dois países é de aproximadamente R$ 4 bilhões, com importações em torno de R$ 2 bilhões em produtos como soja e alimentos enlatados.

A Tailândia é o centro do Sudeste Asiático e tem o perfil de catalisador regional, devido ao seu território, sua população, sua vitalidade econômica e sua coesão cultural e social. Desde a recuperação da crise de 1998 o país vem desenvolvendo agressiva política de promoção comercial e tem o Brasil como principal foco na América do Sul.

Em 2009 foi criado o centro de comércio Sudeste Asiático-América Latina, com sede em Bangcoc e dedicado ao apoio da troca comercial e investigação nesse campo.

Compartilhe