26.3 C
Manaus
terça-feira, março 19, 2024

Resgate do PIS/Pasep começa nesta terça-feira (14)

Os trabalhadores de todas as idades que tiverem direito a cotas dos fundos dos programas de Integração Social, o PIS, e de Formação do Patrimônio do Servidor Público, o Pasep, podem sacar seus recursos a partir desta terça-feira (14). O prazo para sacar o benefício vai até 28 de setembro.

Têm direito ao saque as pessoas que trabalharam com carteira assinada antes da Constituição de 1988. As cotas são os recursos anuais depositados nas contas de trabalhadores criadas entre 1971, ano da criação do PIS/Pasep, e 1988, como explica o diretor de Assuntos Financeiros do Ministério do Planejamento, Sérgio Calderini.

“Só tem este benefício aqueles trabalhadores que estavam no mercado formal entre 1971 até 1988. Então essas pessoas tiveram contribuições retidas pelos seus empregadores em seus nomes, tanto no fundo PIS, para aqueles que estavam na iniciativa privada, como no Pasep, para aqueles que estava no serviço público. Hoje todos os cotistas do fundo podem efetuar o seu saque nesta janela que nós temos até 28 de setembro.”

É importante destacar que aqueles que contribuíram após 4 de outubro de 1988 não tem direito ao saque. Para quem é correntista da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, o crédito tem sido disponibilizado desde 8 de agosto.

Se você quiser saber se tem direito ao benefício, acesse caixa.gov.br, na parte Benefícios do Trabalhador (PIS) ou no site bb.com.br, na parte Pagamento de ordens bancárias, salários e benefícios (Pasep).

Além de fazer a pesquisa pela internet, o trabalhador que é cotista do PIS também pode consultar a Caixa Econômica Federal no telefone 0800-726-0207 ou nos caixas eletrônicos da instituição, desde que o interessado tenha o Cartão Cidadão. No caso do Pasep, em que a consulta é feita no Banco do Brasil, o trabalhador deve ligar nos telefones 4004-0001 ou 0800-729-0001.

Reportagem, Cintia Moreira

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui