26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Resultados de projetos inovadores serão apresentados em seminário de avaliação

Programa incentiva o empreendedorismo e fortalece o ecossistema de inovação no Amazonas

Os resultados de 28 projetos inovadores desenvolvidos no âmbito do Sinapse da Inovação serão apresentados nos dias 17 e 18 de abril, a partir de 8h, durante o Seminário de Avaliação Final do Programa. O evento será realizado no salão Tauató, na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.

O programa é uma ação do Governo do Amazonas por meio da Fapeam, em parceria com a Fundação Centro de Referência em Tecnologia Inovadoras (Fundação Certi), para incentivar o empreendedorismo inovador por meio de treinamentos, orientações e acompanhamentos a cada empresa selecionada no Sinapse da Inovação.

Lançado em 2015, o programa contou com um investimento de mais de R$ 1 milhão. Mais de mil propostas foram submetidas no Sinapse da Inovação. Desse total, 150 foram classificadas e 40 aprovadas, sendo que 28 empresas assinaram contratos com o programa.

Projetos – Um dos projetos que serão apresentados no evento é o Park Web, o sistema ajuda motoristas a encontrarem estacionamentos próximos ao seu local de destino, com vaga disponível em tempo real por meio do site ou do aplicativo.

A ferramenta é capaz de gerenciar a entrada e saída de veículos nos estacionamentos onde estiver instalado e disponibilizará, em tempo real, um mapa com todas as vagas disponíveis.

“Com isso, o usuário tem a possibilidade de encontrar uma vaga próximo do local desejado sem precisar ficar procurando estacionamento ou deixar o veículo na rua, correndo até mesmo o risco de ser multado”, afirma o empreendedor Maridilson Ribeiro.

Outro projeto que foi desenvolvido com apoio da Fapeam é o “Trocados”, o aplicativo permite receber o troco por meio do celular. A tecnologia foi desenvolvida com objetivo de facilitar a rotina dos comerciantes e clientes do Amazonas. A plataforma permite que os consumidores possam receber “os trocados” quando o operador de caixa não tiver o valor disponível, principalmente as moedas.

Segundo o coordenador do projeto, Silvestre Paiva, um cenário comum nas lojas é a falta de troco, principalmente, quando se trata de moedas. Sentindo na pele essa dificuldade, ele e amigos dele apostaram nessa ideia de desenvolver um produto que facilitasse a vida do consumidor e do comerciante ao mesmo tempo.

“Criamos uma plataforma que permite o comércio passar o troco para o consumidor apenas com o número do celular. Assim, o cliente receberá o valor, imediatamente, por meio, do aplicativo, podendo acumular, transferir para uma conta bancária ou até colocar recarga de crédito no telefone, se houver saldo suficiente. É importante ressaltar que no primeiro momento o consumidor para receber o valor pelos “Trocados” não precisará ter o aplicativo instalado no aparelho. A partir do momento que a empresa pede o número do celular do cliente, ele já recebe uma mensagem informando, por exemplo, que “o mercadinho da dona Maria acabou de transferir R$ 0,50, para visualizar, consultar e usar seu troco baixe o aplicativo”. Nesse momento a pessoa poderá fazer o download do aplicativo e realizar o cadastro, assim o valor estará disponível na sua conta”, explica Paiva.

Serviço

Seminário Final Sinapse da Inovação

Data: 17 e 18 de abril

Horário: 8h às 17h

Local: Fapeam – Rua Sobradinho, N°100 – Bairro Flores, zona centro-sul de Manaus

FOTO – ARQUIVO- ÉRICO XAVIER

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui