Rio Preto da Eva – Governo anuncia “ação conjunta” e investimentos no setor primário

Em Rio Preto da Eva (a 68 quilômetros de Manaus), o governador Amazonino Mendes anunciou, nesta terça-feira (25/06), a “ação conjunta” com a prefeitura local para melhorias no setor viário do município, no valor de R$ 26 milhões. Ele acompanhou, ainda, a entrega de implementos agrícolas oriundos do Termo de Fomento n⁰ 015/2017, no valor de R$ 95,5 mil, firmado entre o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e a Associação dos Produtores Rurais da Comunidade José Lindoso (Asprolin).

Amazonino também lançou, no município, nova etapa dos programas estaduais de incentivo à mecanização e correção de solo – o Pró-Mecanização e o Pró-Calcário. De acordo com o governador, Rio Preto da Eva é uma das cidades amazonenses com uma potencialidade agrícola extraordinária e que precisa de investimentos por parte do Governo do Estado, para expandir ainda mais a produção de hortifrúti e de peixes, entre outros produtos. Ele explicou que os programas estaduais vão aumentar a produção rio-pretense.

“É um município impressionante com sua vocação bem definida, bem clara e desta feita recebendo os investimentos. Nós estamos lançando a mecanização e o ‘calcariamento’ de 400 hectares de terra, desse município que é extremamente produtivo. Aproveitando, inclusive, a competência e a capacidade de trabalho do prefeito Anderson (Souza) e sua equipe que são muito determinados com relação ao setor primário. Então é um projeto para todo o estado. Mas onde houver essa incrementação dessa ação mais definida, o estado comparece, a exemplo dos 400 hectares daqui”, ressaltou Amazonino.

Ação Conjunta – De acordo com o governador do Amazonas, a ação em parceria com a Prefeitura de Rio Preto da Eva vai beneficiar todos os moradores das zonas rural e urbana, uma vez que o estado investirá diretamente recursos para revitalizar o sistema viário da sede, vicinais e estradas do município. Já a prefeitura irá recuperar e asfaltar 200 quilômetros de estradas da cidade. As obras do sistema viário iniciam na próxima semana. Outras licitações para a área de infraestrutura estão em andamento.

“O que se traz para Rio Preto é extraordinário. Ele (prefeito) inteligentemente organizou a ação conjunta, integra as ações do Governo do Estado e do próprio município.
Rio Preto ê um município do suor, do trabalho, do homem da terra, da produção. O Rio Preto tem mais de 800 quilômetros de vicinais. É um município extremamente produtivo voltado para a produção. Então, estamos unindo as farinhas. E eu também quero fazer e vamos fazer”, destacou o governador.

Implementos agrícolas – Na comunidade José Lindoso, no ramal ZF9, no quilômetro 109 da rodovia AM-010 (Manaus-Itacoatiara), o governador Amazonino Mendes, ao lado da presidente do FPS, Mônica Mendes, concederam os implementos agrícolas, que segundo o presidente da associação beneficiada, Luciano Pinheiro, irão aumentar a produtividade da comunidade em até 70%. O governador colocou o Governo do Estado à disposição dos agricultores para ampliar a produção da Agroindústria Beneficiadora de Doce Paulo Iemini de Resende.

“O município é um grande produtor de banana, e esse é um passo a mais, agregado a mais. Estamos doando os equipamentos para modernizar, e vamos fazer o financiamento, através da Afeam, para ampliar a indústria. É uma coisa que me agrada muito, um povo simples, operoso e trabalhador”, comentou o governador.

Os equipamentos concedidos pelo Governo do Amazonas, por meio de Termo de Fomento, vão facilitar o plantio para o aumento da produção e ampliar o volume de produtos comercializados nos mercados institucionais, varejistas e feiras. Ao todo, 350 pessoas são beneficiadas no projeto. Foram objetos de fomento: um perfurador de solo; uma roçadeira; uma enxada rotativa; um distribuidor de calcário; um balança eletrônica; um condicionador de ar; um tacho para doces e um empacotadora de doces.

“Os equipamentos irão aumentar a produção para que vocês possam de alguma forma melhorar a qualidade de vida, e a dignidade”, frisou a presidente do FPS, Mônica Mendes, durante o evento de entrega.

Setor primário – Conforme o secretário de Estado de Produção Rural, José Aparecido, os programas Pro-Mecanização e Pro-Calcário vão corrigir a estrutura do solo e ampliar ainda mais a produtividade agrícola. Ele anunciou ainda os investimentos para os pequenos produtores. “Rio Preto é o celeiro que vai abastecer Manaus. Nós temos previsto para Rio Preto mecanizar e calcariar 400 hectares de terra”, afirmou José Aparecido.

De acordo com o secretário da Sepror, a meta é impulsionar a produção do município. “Rio Preto já contribui 30% com o Preme, o programa do Governo de aquisição de alimento para merenda escolar, direito do produtor. Estamos trazendo um caminhão novo, três microtratores, 180 casas de farinha, motores tipo rabeta, três grupos geradores. Estamos trazendo para os pequenos produtores e comunidades 1,5 milhão de reais”, destacou Aparecido.

O prefeito Anderson Souza, de Rio Preto da Eva, agradeceu a parceria com o Governo do Estado e destacou os investimentos nos setores primário e viário do município. “Graças a Deus, nós temos um governador que é interiorano, conhece bem o estado, as necessidades e gosta do setor primário. E, hoje, nós estamos tendo a oportunidade de receber benefícios para 400 hectares de terra para os produtores rurais. Mais de 1,2 tonelada de calcário para corrigir o solo. A correção do solo vai triplicar a nossa produtividade. Se nós produzimos aqui 700 frutas por pé, vamos produzir 1200 frutas”, endossou o gestor.

Foto: Clóvis Miranda