Rotatória do Produtor vai ganhar quatro alças de retorno

Local é ponto de ornamentação no Natal de Manaus

A Prefeitura de Manaus iniciou a construção de quatro alças de retorno na Rotatória do Produtor, nos acessos das avenidas Autaz Mirim, Camapuã e Itaúba, na zona Leste. A exemplo de outros locais de trânsito intenso, a obra irá garantir mais fluidez e segurança aos condutores.

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, explicou que esse é mais um exemplo de intervenções com pequeno e médio porte, mas que favorecem para uma grande melhora no trânsito da nossa cidade, além de representarem um impacto bem menor no orçamento. Segundo ele, esta semana também começam um forte trabalho de recuperação viária na capital com o Pacote de Obras de Verão, que deve alcançar até dez mil ruas de toda cidade.

O projeto de intervenção na Rotatória do Produtor, zona Leste, foi feito pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) e a construção será executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), com recursos próprios do município. A obra será realizada no período noturno e a previsão é que seja concluída em 60 dias.

A partir da intervenção, os motoristas que se aproximam da rotatória pelas três avenidas com a intenção de fazer o retorno, não precisarão contorna-la. A manobra poderá ser feita com a utilização das alças, garantindo mais segurança no trânsito.

Uma pesquisa de fluxo de veículos realizada pelo Manaustrans dá conta de que 8.250 veículos circulam na Rotatória do Produtor no horário de pico – das 17h às 19h – nas quatro aproximações. A intervenção viária é semelhante às realizadas nas rotatórias do Coroado, Turismo, Suframa, das Letras e embaixo do viaduto de Flores.

As obras das novas intervenções viárias começarão pelo trecho na avenida Camapuã, ao lado do Terminal de Integração 4 (T4), onde duas equipes da Seminf, além de maquinários pesados como retroescavadeiras, pá mecânica e caminhões, trabalharão na execução dos serviços, disse o secretário de infraestrutura, Kelton Aguiar.

SONORA: Kelton Aguiar – Sec. Seminf
“Começamos essas pequenas intervenções no trânsito desde 2013 e os resultados são muito positivos, por isso o trabalho integrado com o Manaustrans foi estreitado e já temos estudos para outras ações que vão beneficiar os motoristas da nossa cidade.”

Com previsão de entrega ainda neste mês de junho, a obra da alça viária na avenida Coronel Teixeira, Ponta Negra, zona Oeste, vai permitir maior flexibilidade no trânsito daquela área e já está 80% finalizada. A Prefeitura de Manaus, por meio da Seminf, trabalha continuamente, de segunda a sábado, para dar celeridade ao serviço previsto para ser concluído ainda este mês de junho.

A obra está na etapa de implantação dos 648 metros quadrados de tela metálica, que vai sustentar a camada de concreto e asfaltamento da via, serviço que dá o formato exato do retorno, além da conclusão da drenagem superficial de toda a alça. Também foram usados 25 centímetros de profundidade de pedra rachão para o serviço de base.

A obra do entorno viário também recebe o serviço de drenagem superficial, com a implantação de uma caixa coletora com capacidade de abrigar quase 200 mil litros de água. O equipamento terá quatro metros de profundidade e medirá 10 centímetros de espessura para diminuir a quantidade de água na pista, nos dias de chuva.