26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Satisfação com o coaching é maior no Brasil do que na média mundial, mas exigência de certificação também

Pesquisa global aponta os principais benefícios do coaching para os brasileiros, comparados aos demais países

Uma pesquisa realizada pela International Coach Federation (ICF) mostra que a satisfação com o coaching no Brasil supera os indicadores obtidos na média mundial, mas a exigência de certificação do coach profissional também é mais elevada. O estudo ouviu mais de 27 mil pessoas em 30 países, entre clientes e profissionais de coaching.

Perguntados se sabem qual é o campo de atuação do coaching, 70% dos brasileiros responderam que sim, contra 66% da média mundial. O grau de participação neste processo também é maior no Brasil (52% dos entrevistados locais já receberam orientação de um coach, ante 35% nos outros países).

Entre as pessoas que nunca passaram por um programa de coaching, 49% dos brasileiros dizem que pretendem experimentar o método (também acima da média mundial de 48%).

Por sua vez, os que já foram atendidos por um coach revelam os objetivos que os levaram a procurar estes profissionais. Os motivos mais relevantes para os brasileiros são: otimizar o trabalho individual ou em equipe (46% no Brasil contra 40% no mundo); aumentar a produtividade (40% contra 38%); ampliar as oportunidades de carreira (37% contra 35%); aprimorar estratégias de gestão (34% contra 32%) e melhorar o equilíbrio entre carreira e vida (36% contra 34%).

Ao listar os impactos do coaching em suas vidas ou carreiras, os brasileiros apontam a seguinte ordem: otimizou o desempenho individual ou em equipe (46% contra 38% no resto do mundo); aumentou a produtividade (44% contra 39%); aprimorou habilidades de comunicação (44% contra 42%) e ampliou oportunidades de carreira (34% contra 29%).

Em suas avaliações sobre o coaching, 54% dos entrevistados brasileiros se declararam muito satisfeitos com o processo pelo qual passaram – contra 43% da média mundial.

Por fim, 53% dos brasileiros que já passaram por este programa classificam como muito importante a certificação do coach profissional – contra 40% da média global.

Entre os que nunca participaram de um processo de coaching, a percepção também é a mesma: 88% dos brasileiros consideram importante ou muito importante a certificação do coach profissional, contra 75% da média mundial.

“Este estudo demonstra que os brasileiros estão mais satisfeitos com os processos de coaching do que em outros países, mas que também são mais exigentes com relação à formação do profissional. A soma destes dois fatores pode explicar porque o grau de satisfação é maior no Brasil”, analisa Iaci Rios, diretora da Erickson International no Brasil, escola especializada em formação em coaching.

Sobre o Erickson International

Fundado em 1980 no Canadá, o Erickson International é uma organização mundial de educação que oferece programas de formação em coaching e desenvolvimento humano em mais de 30 países, nos cinco continentes.

No Brasil, o Erickson International é representado pela IMR Coaching, dirigida pela psicóloga Iaci Rios, que tem mais de 30 anos de carreira em Gestão de Recursos Humanos e Coaching Executivo.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui