Secretaria de Estado de Segurança Pública apresenta balanço da Operação Esforço Integrado no Amazonas

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) apresenta nesta quinta-feira (28/06), às 9h, balanço preliminar dos resultados da Operação “Esforço Integrado”, que está em andamento em municípios da região de fronteira internacional do Estado desde o início da tarde desta quarta-feira (27/06). Com foco no combate ao narcotráfico, pirataria, tráfico de drogas e de crimes ambientais, a ação está sendo desencadeada em cinco cidades da região de fronteira.

A operação acontece em Tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, São Gabriel da Cachoeira e Tefé, que apesar de não ficar na faixa de fronteira é conhecida como uma cidade da chamada fronteira estendida, e fica em uma área de registro de pirataria e transporte de drogas.

A Operação Esforço Integrado é uma ação nacional sob a coordenação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Forças de segurança de onze Estados Brasileiros estão realizando ações com o mesmo objetivo.

No Amazonas, a operação é coordenada pela SSP-AM, com o envolvimento do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras, Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (SEAI), Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Além disso, Polícia Federal, Exército, Marinha e órgãos municipais das cidades que serão alvos da operação.

Entre as atividades policiais em curso, estão acontecendo barreiras terrestres, patrulhamento fluvial, Cumprimento de mandados, fiscalização de trânsito, fiscalização aeroportuária nas cinco cidades.