Secretaria de Saúde entrega nove ambulâncias para interior

Em um mês, 70 novas unidades já foram entregues pela Secretaria de Saúde do Amazonas

Prefeitos e representantes dos municípios de Canutama, Tonantins, Barcelos, Autazes, Manacapuru, Novo Airão e Itapiranga receberam, nesta quarta-feira (15/08), as chaves e documentação de nove ambulâncias novas, entregues pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam). Ao todo, 70 unidades, das 100 adquiridas pelo Governo do Estado, para o serviço de remoção de pacientes, já foram repassadas ao interior e à capital. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, as entregas serão concluídas até o final do mês.

De acordo com a secretária executiva Adjunta de Atenção ao Interior da Susam, Edylene Pereira, a ação faz parte de um conjunto de medidas emergenciais, executadas para qualificar os serviços de saúde no Estado. “Encontramos um cenário bem preocupante, com relação ao estado das ambulâncias e à forma precária com que os pacientes, em estado grave, vinham sendo transportados. A atual administração da Susam estabeleceu como prioridade identificar as necessidades e tomar providências, em caráter imediato, para todos os municípios”, afirmou.

Suporte básico e avançado – Das 100 novas ambulâncias adquiridas pelo Governo do Estado, 72 são de Suporte Básico e 28 de Suporte Avançado, equipadas com Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), adequadas para atendimentos de alta complexidade. “As unidades de maior porte foram pensadas, principalmente, para os municípios que possuem ligação por estrada com Manaus, para poderem transportar os pacientes, em situações que exijam tratamento de emergência e especializado, só oferecido na capital. Os que não possuem ligação por estrada, quando necessário, são atendidos por UTI aérea”, destacou a secretária executiva da Susam.

Atenção ao interior – Todos os municípios serão beneficiados com, pelo menos, uma nova ambulância. Em algumas cidades, como Canutama, o serviço de remoção de pacientes estava sendo feito de forma improvisada. “Os pacientes estavam sendo transportados através de uma parceria com a Polícia Militar ou por meio de carros particulares. Para nós, é uma grande conquista, uma grande bênção de Deus”, considerou o prefeito do município, Otaniel Lima.

“Não tínhamos ambulância no município, estamos levando para a população, para que possamos oferecer um serviço melhor, principalmente na remoção. Nós, que somos município pequeno, não tínhamos condições para atendimento de alta complexidade”, pontuou a prefeita de Itapiranga, Denise Lima.

Contemplados – Das 70 unidades já entregues, 39 são de Suporte Avançado e 31 de Suporte Básico. Do total de 100 adquiridas pelo Governo do Estado, 78 são destinadas ao interior e 22 para a capital. Além dos municípios beneficiados nesta quarta-feira, já foram contempladas as cidades de Iranduba, Careiro Castanho, Silves, Itacoatiara, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Carauari, Lábrea, Eirunepé, Itamarati, Ipixuna, Nhamundá, Maués, Parintins, Envira, Manicoré, Tabatinga e Manaus. Outras 30 unidades devem ser repassadas aos municípios até o final do mês de agosto, totalizando 100 veículos.

FOTO: AGUILAR ABECASSIS/SECOM