Secretaria de Segurança prende cinco e recaptura foragido durante operação na zona leste

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) realizou operação no bairro Jorge Teixeira, zona leste, e nas adjacências nesta quinta-feira (19/07). Cinco infratores foram presos, em flagrante, e um homicida foragido foi recapturado. Além disso, um revólver calibre 32, munições e dois carros roubados foram recuperados. A ação intensificada das polícias na área foi uma resposta a denúncias, recebidas através de imprensa, de que agentes de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) teriam sido ameaçados no bairro durante o trabalho de vacinação da campanha contra o sarampo.

O secretário de Segurança, Coronel Anézio Paiva, determinou a apuração e a varredura do caso ainda na noite de quarta-feira (18/07). A denúncia vai ser investigada pela Polícia Civil, que vai instaurar um inquérito através do 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Para garantir a segurança dos agentes, desde o início da semana, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) havia estabelecido um canal direto de comunicação com organizadores da campanha de imunização. Duas reuniões preparatórias foram realizadas. Apesar disso, o CICC não foi notificado dos fatos.

Na tarde desta quinta-feira, o secretário de segurança esteve na Rua Goiabeiras, onde teriam ocorrido os atos de intimidação. Ele afirmou que as forças de segurança responderão, sempre, de forma contundente qualquer ameaça ou atuação de criminosos. “Nossa resposta é o braço forte contra a criminalidade. Não vamos permitir que a população fique acuada”.

“Quem tem o conhecimento das áreas vermelhas é a SSP. As nossas operações nesses locais são 24 horas e vamos continuar, principalmente, aqui no bairro do Jorge Teixeira. Vamos instaurar um procedimento para detectar o que aconteceu de fato, e verificar a veracidade. Pedimos o roteiro dos agentes de saúde para que a PM possa acompanhar e garantir a entrada desses agentes de saúde em qualquer lugar”, disse.

Foram presos na manhã desta quinta-feira Isaacs Castro dos Santos, 19, Erifran Félix Oliveira da Silva, 21, e Arminadab Nascimento da Silva, 21, foram presos por porte ilegal de arma de fogo. Eles estavam com um revólver calibre 32 e três munições. A prisão foi efetuada pelo Grupo Fera, da Polícia Civil, no Beco Miratinga, no Jorge Teixeira.

Policiais da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop) prenderam Patrick Jordan Muniz da Silva, 18. Ele estava com um prisma roubado e, juntamente com o comparsa, tinham acabado de roubar um ônix na Rua José Romão, no bairro São José. A equipe flagrou a ação, perseguiu os dois e prendeu Patrick. O comparsa está foragido.

A Seaop também prendeu na área Eduardo Ramon Aráujo Monteiro, com munições de armas de grosso calibre como .50, 556 e 762. O homem já responde a outros três processos por roubo e estava usando uma tornozeleira eletrônica. O foragido Adeilso Bernardo da Silva, 27, que cumpria pena por um homicídio cometido em 2016, foi recapturado no São José.

A Polícia também prendeu Jonatha Ferreira Silva, 25, que tentou fugir em uma mota, ao ver a polícia. Ele foi ouvido na delegacia e deve assinar um TCO por direção perigosa, uma vez que não foi encontrada ou comprovada nenhuma infração contra ele.

Foto – SSP- AM