24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

SEDUC Amazonas lança Circuito de Experimentos de Baixo Custo de Ciências da Natureza

Projeto busca difundir práticas científicas entre os estudantes da rede estadual

Incentivar o interesse dos estudantes pela ciência de forma dinâmica é o objetivo do Circuito de Experimentos de Baixo Custo de Ciências da Natureza das Escolas Estaduais do Amazonas (Cebac), projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (SEDUC/AM), que nesta semana, chega à sua terceira edição. O edital, o modelo de roteiro experimental e a cartilha da edição anterior estão no site: www.educacao.am.gov.br.

O lançamento do III Circuito de Experimentos de Baixo Custo acontecerá nesta quinta-feira (21), a partir das 8h, no auditório do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho, localizado na avenida Leopoldo Peres, s/n, no bairro Educandos, Zona Sul de Manaus.

O projeto da SEDUC foi criado em 2016 e é direcionado a estudantes regularmente matriculados no II Ciclo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (4º e 5º ano), nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e no Ensino Médio, abrangendo também as modalidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Projeto Avançar, sob a orientação de um professor orientador lotado na mesma escola. A atividade é voltada para estudantes da capital e do interior do Estado.

O Circuito de Experimentos de Baixo Custo se configura como um concurso eletivo em busca dos experimentos desenvolvidos com maior destaque, com premiação para os primeiros colocados e confecção e distribuição da cartilha de experimentos de baixo custo da SEDUC, promovendo o desenvolvimento de experimentos científicos com utilização de materiais alternativos nas escolas da rede.

Cartilha de experimentos

Durante o evento, também será lançada a II cartilha de experimentos de baixo custo, que reúne trabalhos dos participantes do CEBAC na edição do projeto em 2017, servindo como instrumento de apoio didático-pedagógico na realização de práticas experimentais nas escolas da rede pública estadual.

As cartilhas são enviadas de forma digital às escolas, distribuídas de forma impressa, e fica disponibilizada na Plataforma Saber +, onde pode ser baixada e consultada no link: http://sabermais.seduc.am.gov.br/odas/cartilha-de-experimentos-de-baixo-custo.

Foto: Eduardo Cavalcante/SEDUC

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui