Seduc informa que resultado no Enem pode assegurar a certificação de conclusão do ensino médio

Candidatos de idade igual ou superior a 18 anos que participaram do último Enem e atenderem aos pré-requisitos podem solicitar a certificação no Ensino Médio junto à Seduc.
O Ministério da Educação (MEC) disponibilizará nesta terça-feira, dia 13 de janeiro, a consulta individual das notas dos candidatos que prestaram o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além de servir como mecanismo de ingresso para instituições públicas de ensino superior no país e como meio para aquisição de bolsas em programas como o ProUni, o exame possibilita, também, a certificação no ensino médio, caso o candidato não tenha concluído esta etapa do ensino básico e atenda aos pré-requisitos estabelecidos pelo Governo Federal.

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), os candidatos que participaram das avaliações do Enem e que por ventura não concluíram os estudos, podem requisitar o certificado de conclusão de ensino médio. A solicitação deve ser requisitada à Seduc e o interessado deve atentar para os seguintes pré-requisitos: ter idade mínima de 18 anos (completos na data da prova do último Enem) e ter alcançado, no exame, o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas do conhecimento (nas provas objetivas) e o mínimo de 500 pontos na prova de redação.

De acordo com a gerente de Educação de Jovens e Adultos da Seduc, professora Tereza Praia, a certificação no ensino médio, via retrospecto do candidato no Enem, é um serviço disponível e assegurado pelo Governo Federal por meio da portaria MEC nº 10, de 20 de maio de 2012 e da portaria INEP nº 144, de 24 de maio de 2012.

“Se tiver os pré-requisitos, basta ao interessado se dirigir à sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), localizada na Avenida Waldemiro Lustoza, nº 250, bairro Japiim 2 e procurar a Gerência de Educação de Jovens e Adultos. No ato, o interessado deve apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, além da senha individual de acesso ao Enem”, informou a professora Tereza Praia.

A solicitação para obtenção do certificado de conclusão do Ensino Médio através do Enem terá início nesta terça-feira (13) juntamente com a divulgação das notas pelo MEC e o serviço pode ser requisitado em todo o decorrer do ano de 2015.

Segundo a gerente o processo é bastante simples. “Se o aluno estiver com sua situação regularizada, dentro dos requisitos desse serviço, ele terá facilidade em obter o certificado, que será entregue de três a quatro dias da data solicitada, podendo ser emitida uma declaração de conclusão do ensino médio, dependendo da urgência do estudante”, afirma.

Pré-requisitos

-Ter idade mínima de 18 anos (completos na data de aplicação do último Enem)
-Ter alcançado, no Enem, pontuação igual ou superior a “450 pontos” em cada
área do conhecimentos (nas provas objetivas)
– Ter alcançado, no Enem, pontuação igual ou superior a “500 pontos” na prova de Redação.