Seduc promove encontro pedagógico e instrutivo direcionado a pais e familiares de estudantes com Autismo

Amazonas Notícias
Amazonas Notícias

Direcionado a pais de estudantes autistas matriculados na rede pública, encontro e disponibilização de uma cartilha instrutiva marcarão o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
Para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que será comemorado no dia 2 de abril, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizará na próxima segunda-feira (30) um encontro pedagógico e instrutivo direcionado aos pais e familiares de estudantes autistas matriculados nas escolas da rede pública estadual.

O encontro ocorrerá na escola estadual Barão do Rio Branco, localizada na Av. Joaquim Nabuco, Centro (zona sul de Manaus) e reunirá, além de pais e familiares, professores que atuam com o atendimento específico nas escolas inclusivas da rede estadual.

No encontro também será lançada e divulgada contará também com a divulgação de uma cartilha instrutiva sobre o Autismo – elaborada pela Seduc – e com uma palestra que será ministrada pelo especialista Dr. Francisco Tussolini.

Também serão divulgadas ações pedagógicas bem sucedidas evidenciando casos concretos de inclusão de alunos autistas em escolas de ensino convencional.

De acordo com a gerente de Atendimento Educacional Específico da Seduc, Hortência Macedo, pautado pela inclusão social, o encontro terá como objetivo disseminar informações sobre o autismo. “Nossa proposta será a de informar e orientar pais e familiares de alunos autistas quanto às características, os direitos e os tipos de atendimento. Também realizaremos um trabalho específico direcionado aos nossos professores”, explicou professora Hortência.

Autismo – Associado ou não a causas orgânicas, o autismo é reconhecível pelos sintomas que impedem ou dificultam seriamente a capacidade comunicativa e de estabelecimento de laços sociais.

É observado como uma disfunção que afeta a capacidade de comunicação das pessoas, alterando também a forma como ela se comporta e estabelece relacionamentos.

Conforme especialistas, a ausência de linguagem, a insensibilidade à dor ou a falta de sensação de perigo, são alguns dos sintomas que mostram o isolamento da criança ou do adulto em relação ao mundo que o rodeia.

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo – 2 de abril – chama a atenção para a necessidade de iniciativas voltadas para a promoção de um entendimento e esclarecimento sobre o assunto.

Compartilhe