Segurança cibernética será prioridade das instituições financeiras em 2018

Até 2020, dois terços dos bancos esperam se tornar líderes digitais, segundo Global Bank Outlook 2018, elaborado pela EY

São Paulo, junho de 2018 – O investimento em tecnologia, com a implementação de serviços digitais, será prioridade em 2018 para 85% das instituições financeiras, segundo o Global Banking Outlook 2018, estudo elaborado pela EY. A pesquisa contou com a participação de 221 instituições, e mostrou que atualmente apenas 19% dos bancos se consideram líderes digitais, enquanto mais da metade (62%) tem como expectativa atingir esse patamar até 2020. No Brasil, atualmente nenhuma empresa se considera líder digital.

Nesta edição do estudo, 70% dos entrevistados planejam investir em tecnologia para fortalecer seu posicionamento competitivo e ganhar participação de mercado. Outro ponto que segue em destaque nos resultados globais é a retenção de talentos. Segundo 83% dos entrevistados está cada vez mais difícil a contratação de especialistas com formação e experiência digital.

“É importante que as instituições financeiras estejam preparadas hoje para atuar no futuro com eficiência alavancando novas tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas e robótica”, afirma Rafael Schur, sócio de consultoria para o mercado financeiro da EY.

Em 2018, o investimento em tecnologia para 59% dos bancos entrevistados deve aumentar em mais de 10%. “As empresas brasileiras afirmam que o estabelecimento de parcerias é a principal forma para executar os novos investimentos em tecnologias emergentes como cibersegurança, internet das coisas e inteligência analítica”, conclui Schur.

Sobre a EY

A EY é líder global em serviços de Auditoria, Impostos, Transações Corporativas e Consultoria. Nossos insights e os serviços de qualidade que prestamos ajudam a criar confiança nos mercados de capitais e nas economias ao redor do mundo. Com isso, desempenhamos papel fundamental na construção de um mundo de negócios melhor para nossas pessoas, nossos clientes e nossas comunidades. No Brasil, a EY é a mais completa empresa de Auditoria, Impostos, Transações Corporativas e Consultoria, com 5.000 profissionais que dão suporte e atendimento a mais de 3.400 clientes de pequeno, médio e grande portes. A EY Brasil é referência na implementação de políticas de mobilidade corporativa, com destaque para o conceito de Escritório do Futuro – local que privilegia a colaboração, a flexibilidade e o engajamento das pessoas por meio de áreas comuns, rotatividade de estações de trabalho e otimização do uso de recursos tecnológicos.