Segurança em Parintins é reforçada

A segurança pública ganha reforço do Governo do Amazonas no período que antecede o Festival Folclórico de Parintins. Nesta quinta-feira (21/06), aconteceu a segunda parte do Workshop de Atendimento ao Turista junto aos policiais militares do município que irão atuar durante o Festival.

Promovido pela Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), o Workshop – já realizado com os policiais militares da capital, no último dia 18 – visa orientar a tropa para o cumprimento da missão de preservar a ordem pública durante o Festival Folclórico, mediante um policiamento de excelência com ações ostensivas e preventivas, em interação com a sociedade local e os visitantes.

“É a primeira vez que a Amazonastur fechou parceria com a Polícia Militar e está realizando esse Workshop voltado para a segurança pública. Nós repassamos ao policial como ele deve atender os turistas, além de passarmos noções sobre a importância da atividade turística como gerador de emprego e renda para uma comunidade”, explicou a gerente de programas e projetos da Amazonastur, Tina Vasconcelos.

Palestra – O comandante da Polícia Turística do Amazonas (Politur), tenente Jorge Barreto, palestrou durante o Workshop, realizado no auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que reuniu mais de 100 policiais militares e do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas lotados em Parintins.

“Hoje, para o Festival de Parintins, a Polícia Militar do Amazonas vai trazer dentro do seu efetivo um total de mais de 400 PMs, dez policiais da Politur, que tem conhecimento em língua estrangeira, bilíngues e poliglotas, que irão fazer esse tratamento diferenciado. Além disso, está sendo feito um trabalho de excelência e conscientização no atendimento desse público, que é bastante grande durante o Festival de Parintins”, explicou o comandante.

Para Jorge Barreto, a iniciativa inédita da realização do Workshop é importantíssima para o futuro do turismo na região. “Estamos recebendo grande investimento do Governo do Estado, que está focado na potencialidade turística que o Amazonas possui”.

Operação – Ainda nesta quinta-feira, em Parintins, a Polícia Civil do Amazonas realizou uma operação de combate à criminalidade na cidade, já com foco no Festival Folclórico.

Coordenada pelo delegado-geral adjunto da PC, Antonio Chicre, a operação cumpriu nove mandatos de busca, que resultou na detenção de quatro pessoas e apreensão de drogas, munição e dinheiro, além de objetos furtados e roubados de moradores da cidade. “Essa operação realizada hoje em Parintins é uma metodologia que a Polícia Civil tem, que acontece em todo o Festival. São ações programadas”, explicou o delegado, acrescentando que, a partir de hoje (21/06), a Polícia Civil estará direto em Parintins.

Embarque – Em Manaus, também ocorreu o embarque das 27 viaturas do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMA) rumo a Parintins. Além disso, a corporação irá contar com uma embarcação e uma moto aquática durante a Operação Parintins 2018.

FOTO: BRUNO ZANARDO E ROBERTO CARLOS/SECOM