Semana da Pátria em Manaus inicia programação neste sábado

A programação da Semana da Pátria deste ano, em Manaus, será aberta no próximo sábado (1º/09) com a tradicional Corrida do Fogo, na Ponta Negra, zona oeste da cidade. Ao todo, serão realizados três eventos para celebrar a passagem da elevação do Amazonas à categoria de Província (05/09) e a Independência do Brasil (07/09). O desfile das escolas da rede estadual ocorrerá no dia 05, e o desfile militar no dia 07, ambos no Sambódromo, no Dom Pedro, zona centro-oeste.

Nesta semana, a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-AM) reuniu os órgãos que desenvolverão atividades na Semana da Pátria para o planejamento operacional. Em parceria com outros órgãos públicos como a Polícia Civil, Militar e Manaustrans foram montados esquemas de segurança para os dias de desfiles que acontecerão na cidade.

A semana da pátria terá início no dia 01 de setembro, na Ponta Negra. A solenidade de abertura tem com a Corrida do Fogo cívico e a benção na igreja Nossa Senhora do Sameiro. A solenidade tem início às 7h30 e chegada do fogo está prevista para 9h. Em parceria com a Manaustrans será feito o isolamento da área e sinalização de trânsito, a PM fará a escolta no complexo com a participação da Secretaria Executiva-Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança (Seagi), que possui uma plataforma de observação elevada para realizar o monitoramento na área.

No dia 5 de setembro haverá a cerimônia em homenagem a Tenreiro Aranha, na Praça da Saudade, no Centro, às 7h30. Neste dia também acontece o desfile escolar da rede estadual, às 17h, no Sambódromo. A atividade contará com a presença do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) juntamente com os órgãos parceiros, como as Forças Armadas, Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Manaustrans, Secretaria Municipal de ransportes Urbanos (SMTU) e Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc).

Na quarta (05/09) e sexta-feira (07/09) estima-se um público de 700 mil pessoas no evento. “Será feita a ativação do CICC local e regional para haver uma concentração do comando e controle e resolver qualquer eventualidade que possa acontecer com maior número de informações e subsídios”, disse o coordenador de operações do CICC, major Juan Morillas.

O encerramento da Semana da Pátria acontecerá na sexta-feira (07) com o desfile militar da Marinha, Aeronáutica, PM e Bombeiros, às 8h30, no Sambódromo.

FOTO: DIVULGAÇÃO/SSP-AM