Semana do Meio Ambiente e Feira de Econegócios discutem tema proposto pela ONU sobre poluição plástica

Com o tema “#AcabeComAPoluiçãoPlástica, proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) para as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente este ano, alunos de 12 cursos da faculdade Martha Falcão Wyden promovem a 16ª edição da Semana de Meio Ambiente e 12ª Feira de Econegócios da instituição. O evento é gratuito e aberto à população.

O evento acontece nos dias 29 e 30, pela manhã com palestras, mesa redonda, feira e exposição de trabalhos de empreendedorismo social. Dezenove expositores de negócios com responsabilidade ambiental participarão como convidados. Durante o mês de maio, os acadêmicos realizaram, ainda, a coleta de garrafas pet para reciclagem.

No dia 29, às 9h, o professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Neliton Marques, doutor em etimologia agrícola e a diretora executiva do Instituto Amazônia Mais, Cíntia Fernandes, realizam palestra abordando o tema sobre a poluição plástica e seu impacto. À noite, a partir das 19h, o secretário de estado de Meio Ambiente, Marcelo Dutra, e o subsecretário de Limpeza Pública de Manaus, Eisenhower Campos, são os convidados da mesa-redonda sobre o mesmo tema.

No dia 30, das 15h às 21h, acontece a Feira de Econegócios na quadra da faculdade Martha Falcão Wyden, com a presença de 19 empresas e start ups que vão expor seu modelo de negócio, voltado à questões ambientais, à comunidade acadêmica e público visitante. Empresas como Recicla Manaus, Canto da Luz, Artesanal, Pata Bazar e a iniciativa Garis da Alegria, participam do evento.

“Os acadêmicos têm a oportunidade de demonstrar sua capacidade técnica e prática como futuros gestores, além de gerarem compromisso e engajamento com a questão ambiental, no sentido de apresentar à sociedade amazonense, uma maneira de se utilizar os recursos naturais de forma racional e sustentável”, afirmou a coordenadora do curso de Administração, Marketing e dos cursos Tecnólogo, Rosy Jane Holanda. “Assim, a Educação Ambiental vem sendo valorizada como uma ação educativa e conjunta, de forma transversal e interdisciplinar, articulando o conjunto de saberes, formações de atitudes e principalmente a sensibilidade ambiental”, completou.

Exposição

Ainda no dia 30, na quadra da faculdade Martha Falcão Wyden, das 17h às 21h, acontecerá Exposição Wyden de Empreendedorismo Social, com trabalhos de alunos voltados análise de temas das áreas Socioambiental, Transporte Público, Assistência Social, Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Habitação, Turismo, Cultura e Inclusão Social.

O objetivo é apresentar à sociedade uma maneira de demonstrar a proficiência acadêmica nos processos práticos e criativos do empreendedorismo, incorporando à educação empreendedora um sentido prático, contribuindo para o entendimento da associação interativa entre o planejamento e o conceito empreendedor. O evento reúne mais de cem alunos dos cursos de Administração, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Gestão da Tecnologia da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Informação, Ciências Contábeis, Administração, Gestão Financeira, Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Contabilidade, Processos Gerenciais e Gestão da Qualidade.

Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é lembrado em todo o mundo no dia 5 de Junho. Dados divulgados pela ONU apontam a preocupação com a poluição plástica: em todo o mundo, são consumidas entre 500 bilhões e 1 trilhão de sacolas plásticas por ano. A cada minuto, 1 milhão de garrafas plásticas. Além disso, metade do plástico consumido pelos humanos é de uso único e, anualmente, pelo menos 8 milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos, o equivalente ao despejo da carga total de um caminhão de lixo plástico por minuto nos mares e oceanos. Esse material representa, atualmente, 10% de todos os resíduos gerados pelo homem.