Semed realiza encontro com bibliotecários para debater a atuação e leis vigentes da área

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), deu início nesta quarta-feira, 26, a uma série de debates sobre técnicas e a atuação dos profissionais de biblioteconomia da rede municipal e estadual de educação. Bibliotecários, auxiliares de biblioteca, além de acadêmicos de biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) participam do evento que segue até esta quinta-feira, 27.

A atividade faz parte do 1º Encontro Municipal de Biblioteca Escolar, realizado no auditório Deputado Berlamino Lins, na Assembleia Legislativa do Amazonas, bairro Parque 10, zona Centro-Sul. O encontro está no calendário da 3ª Campanha de Dinamização da Biblioteca Escolar, promovida pela Semed desde agosto de 2014 em todas as unidades da rede municipal de ensino.

Além de debater o papel social da biblioteca e atuação dos profissionais, o encontro tem a finalidade de discutir a legislação vigente, informou a responsável pelas bibliotecas da Semed, Loana Portela. “Neste encontro, discutimos a lei 12.244/10 que trata da universalização da biblioteca escolar, ou seja, da implantação de bibliotecas em escolas públicas e privadas no prazo máximo de 10 anos”, explicou.

Para a bibliotecária da Escola Municipal Felismino Soares, Ana Lúcia de Souza, a atividade vai contribuir na sua profissão e no seu dia a dia. “Esta atividade é um momento de esclarecer dúvidas e alinhar ideias que, consequentemente, melhorarão a prática da profissão e o fazer pedagógico”, declarou.

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Rodemarques Abreu