27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

SENAI Amazonas anuncia cursos da Indústria 4.0 em Manaus

O SENAI Amazonas está com matrículas abertas para os três primeiros cursos de qualificação profissional voltados para as novas tecnologias da Indústria 4.0. Básicos, os cursos formam um conteúdo único oferecido em sequência, que vai dos conceitos de indústria avançada e internet das coisas às ferramentas e tendências do big data. As aulas começam no dia 6 de agosto, na Escola SENAI Antônio Simões, na Avenida Rodrigo Otávio, 2394, no Distrito Industrial.

Indústria 4.0, explica o gerente da Escola SENAI Antonio Simões, professor José Nabir, é como vem sendo chamada a 4ª Revolução Industrial, evolução que se conta desde a invenção das máquinas a vapor, no século 18, passando pela introdução da siderurgia, da indústria petroquímica e dos conceitos de produção em massa, até o momento em que a indústria atinge o pico da produção seriada e padronizada, na segunda metade do século passado, a partir do uso da eletrônica, robótica e das telecomunicações, o que configurou a 3ª Revolução Industrial.

Nabir cita recente pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostrando um crescimento de 10% do número de grandes indústrias brasileiras que já utilizam tecnologias digitais. Do total de 632 empresas ouvidas, 48% pretendem investir em recursos da Indústria 4.0. “As novas tecnologias, a partir da automação avançada e manufatura aditiva (impressão em 3D), vão transformar os negócios e o mercado de trabalho”, diz Nabir.

E vão mudar por completo a grade de cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, a começar pelos três cursos oferecidos pelo SENAI Amazonas, entre os meses de agosto e setembro, com apenas 16 vagas cada.

O primeiro, “Conectando a Indústria Avançada”, acontece de 6 a 17 de agosto, de 13h30 às 17h30, e é pré-requisito para os outros dois, “Programação Móvel para Internet das Coisas (IoT, da sigla em inglês para Internet of Things), de 20 de agosto a 19 de setembro, e “Explorando o Big Data”, de 10 a 28 de setembro. O aluno deve ter o ensino médio completo e o curso de informática básica.

Conteúdos

Entender os conceitos da Indústria Avançada e simular a inserção de inteligência e conectividade no processo de fabricação de um produto fazem parte do conteúdo do primeiro curso. Para isso, o SENAI vai usar como base plataformas gratuitas ou open source (software de código aberto), como SCADABr, Arduino, IDE, aplicativos Android, e open hardware (Arduino), a partir da elaboração de sistemas autônomos desenvolvidos em minioficinas de produção.

O conteúdo da Programação Móvel para IoT passa pela compreensão da informação digital, no conceito de Internet das Coisas. O aluno vai conhecer as principais ferramentas, protocolos de comunicação, linguagens de programação e dispositivos eletroeletrônicos utilizados em projetos da área.

Com o terceiro curso da série, Explorando o Big Data, o aluno vai compreender o que é e a importância que tem o Big Data para as empresas, conhecer as ferramentas e tendências dessa prática.

Mais informações sobre os cursos do SENA pelos telefones 3182-9975 ou 3182-9963 ou pelo e-mail [email protected]

Veja no quadro abaixo mais detalhes sobre os três cursos:

CURSOS

Conectando a Indústria Avançada

De 06 a 17/08/2018, de 13h30 às 17h30

40 horas

Programação Móvel para IoT

De 20/08 a 19/09/2018, de 13h30 às 17h30

80 horas

Explorando o Big Data

De 10 a 28/09/2018, de 13h30 às 17h30

60 horas

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui