26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Sidney Leite apóia Carta Aberta pela Saúde do Amazonas

A “Carta Aberta pela Saúde do Amazonas”, documento elaborado pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (COSEMS-AM), que será entregue aos candidatos ao Governo do Estado mostrando os gargalos do setor e as possíveis soluções para os problemas na Saúde, tem todo o aval do deputado estadual Sidney Leite (PSD).

Isso porque a iniciativa vem de encontro aos anseios do parlamentar que defende a interiorização do sistema de saúde e uma nova gestão para o setor.

Sidney Leite destaca que, no ano passado, o Governo do Amazonas pagou em torno de R$ 2,5 bilhões à saúde. No entanto, nem 10% foram gastos no interior do Estado. De acordo com ele, na rede básica do interior do Estado, o nível de abastecimento de medicamento está abaixo de 27% do que é necessário.

“Esse modelo de saúde que o Estado pratica hoje, comprovadamente, não dá certo. Gasta-se muito, mas a qualidade da saúde é péssima por muitos motivos. O número de servidores, a cada ano que passa, é menor no interior. Quem garante o funcionamento é a prefeitura daquela cidade, mesmo não sendo obrigação do respectivo prefeito. Afinal, quem garante o abastecimento de medicamento, material químico e cirúrgico é a prefeitura. Como se não bastasse, há apenas médico no interior porque os prefeitos pagam”, disse.

O deputado defendeu ainda uma saúde básica de qualidade em Manaus o que, segundo ele, traria resultados significativos tanto para capital quanto interior. “Em Manaus, falta saúde de média complexidade com qualidade. Manaus não cuida da atenção básica. O Hospital Delfina Aziz, por exemplo, quase 70% da sua demanda é atenção básica. Seria o contrário se tivesse um programa funcionando nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s). Então, precisamos fazer uma rediscussão da repactuação do Estado e entendo que, esse modelo de gestão não deu certo. A terceirização também não deu certo”, concluiu.

O evento “A Saúde que queremos para o Amazonas: A construção do sistema” encerra, nesta terça-feira (24), reunindo Secretários Municipais de Saúde do Amazonas, no Amazônia Golf Resort, sob a organização do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (COSEMS-AM).

Texto: Assessoria do Deputado

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui