27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Sistema Zona Azul passa a funcionar com tarifa a partir deste sábado (30)

Agora, quem for ao centro da cidade, terá maior comodidade e facilidade para estacionar o veículo

O sistema de estacionamento rotativo Zona Azul passará a funcionar com cobrança de taxa, a partir deste sábado (30). Agora, quem for ao centro da cidade terá maior comodidade e facilidade para estacionar o veículo. A previsão é que, com a rotatividade das vagas, sejam geradas aproximadamente 20 mil oportunidades de estacionamento por dia, nas ruas que abrangem o novo sistema.

O Zona Azul foi lançado pela Prefeitura de Manaus em 17 janeiro e funcionou, durante esses cinco meses, apenas de forma educativa, sem cobrança de taxa. Durante a fase educativa, monitores do Consórcio Amazônia, concessionária do sistema, percorreram as ruas do centro, orientando a população sobre o seu funcionamento. Nesse período, também foram feitos estudos visando a melhor adaptação dos moradores e comerciários da área central ao sistema. Os estudos resultaram na isenção da cobrança de taxa aos moradores e tarifa especial, com desconto de 50%, para os comerciários. A taxa anunciada no lançamento do Zona Azul sofreu redução, passando de R$ 3 para R$ 2,45.

As vagas de estacionamento do Zona Azul estão disponíveis na avenida Eduardo Ribeiro e nas ruas 10 de Julho, Barroso, Henrique Martins, Rui Barbosa, 24 de Maio, Costa Azevedo, Marçal, Dona Libânia, Monsenhor Coutinho, Tapajós, Lobo D’Almada, Joaquim Sarmento, José Clemente, Ramos Ferreira, Frei Lourenço e Ferreira Pena.

Cada veículo poderá permanecer estacionado por até, no máximo, 3 horas. Cada vaga do sistema Zona Azul é dotada de sensor, que vai detectar a hora em que o veículo estacionou. O sistema rotativo irá funcionar de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, de 8h às 17h. No domingo não funcionará.

Segundo o diretor operacional do Consórcio Amazônia, Guilherme Ruiz, com o Zona Azul o motorista terá muito mais tranquilidade para estacionar, principalmente, se o usuário fizer a compra antecipada dos créditos, pelo aplicativo de celular ‘Zona Azul Manaus’ ou no site www.zamanaus.com.br. O aplicativo está disponível gratuitamente nas lojas Play Store ou Apple Store. “Quem tem a rotina de ir ao centro com frequência pode optar por comprar os créditos antecipadamente. No momento em que estacionar o veículo em uma das vagas do Zona Azul, basta sair e fechar o carro. O monitor do sistema dará baixa, automaticamente, no saldo do usuário”, explicou.

Cadastro – Os moradores e comerciários do centro da cidade precisam cadastrar-se para utilizar as vagas do estacionamento rotativo, com os benefícios concedios. No caso dos comerciários, com 50% de desconto sobre a taxa e, para os moradores, com isenção de cobrança.

Até esta terça-feira (26), 75 pessoas, entre moradores e comerciários já haviam feito o cadastro. Outras 170 pessoas ligaram ou compareceram à sede do Consórcio Amazônia para tirar dúvidas sobre a documentação necessária.

O cadastro de moradores e comerciários está sendo feito na sede do Consórcio Amazônia, na avenida Leonardo Malcher, 834, Centro, próximo ao Sebrae, no horário comercial – das 8h às 12h30 e das 13h30 às 18h. Mais informações no número (92) 3348- 5505.

Moradores precisam apresentar cópia de identidade e comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone, não superior aos últimos 90 dias). Para quem aluga imóvel, se não houver conta de consumo, deve apresentar cópia do contrato de locação. Em ambos os casos, é preciso levar, também, cópia autenticada do certificado de propriedade do veículo.

No caso dos trabalhadores, os documentos exigidos são: comprovação da condição de comerciário, bancário ou prestador de serviços naquela área da cidade, por meio de uma declaração da empresa em que atua; cópia da Carteira de Trabalho; e cópia autenticada do certificado de propriedade do veículo.

As vagas para os moradores serão disponibilizadas nas ruas que circundam o quarteirão da residência ou que estejam na divisa deste. A casa que estiver instalada em área destinada ao estacionamento para comerciários e profissionais que trabalham no Centro, mesmo nesses locais, o morador terá a isenção do pagamento da taxa, respeitando o perímetro estabelecido.

As vagas para os comerciários serão disponibilizadas dentro dos limites do sistema Zona Azul, em dois setores perimetrais, que envolverão deslocamento de aproximadamente 500 metros, para que se dirijam até o local de trabalho. As vagas para os comerciários estarão centralizadas nos seguintes locais: avenida Joaquim Nabuco e suas travessas, até a avenida Getúlio Vargas (ruas Lauro Cavalcante; Huascar de Figueiredo, 24 de Maio, 10 de Julho e Ramos Ferreira); rua Luiz Antony e suas travessas, até a rua Epaminondas (ruas Simão Bolívar, Ramos Ferreira, Monsenhor Coutinho, 10 de Julho, Padre Estélio Dalison, Travessa Padre Ghisland, Frei José dos Inocentes, Bernardo Ramos, Avenida Sete de Setembro, Visconde de Mauá, Governador Vitório e Tamandaré).

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui