SSP abre inquérito para apurar uso de drogas dentro de escola no Jorge Teixeira

O secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Coronel Anézio Paiva, determinou nesta sexta-feira (29) a abertura de procedimentos investigatórios para apurar as circunstâncias em que os vídeos envolvendo adolescentes foram feitos dentro da Escola Estadual Vasco Vasques, localizada na rua Nova Esperança, Jorge Teixeira, zona Leste dé Manaus.

As investigações serão conduzidas pela Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai) e de Proteção a Criança e ao Adolescente (Depca).

A SSP-AM ressaltou que avalia o episódio como deplorável. Sobre a possibilidade do video ter sido feito durante uma aula sobre o uso de drogas. A secretaria disse que desenvolver ações preventivas e que debatam mecanismos de combate ao consumo das drogas, ao tráfico e à violência de uma maneira geral é extremamente necessário. Por isso, há  um Departamento de Prevenção da Violência que desenvolve diversos programas, inclusive nas escolas, com palestras que envolvem pais e professores e alunos, em projetos como “Prevenção e Segurança nas Escolas”, “João e Maria” – voltado à prevenção da violência contra crianças e adolescentes, idosos e mulheres.

A SSP informou que ainda existe o programa Previne, com ações de panfletagem e conscientização, além de oferecer atendimento psicossocial e encaminhar pessoas com dependência química para tratamento. Só nesse ano, 47 pessoas, entre adolescentes e adultos, foram encaminhados a clínicas especializadas.

Veja o vídeo gravado ao vivo no Facebook pelos alunos:

Compartilhe