25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Susam alerta para a necessidade de vacinação contra a Influenza

A uma semana do fim da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, a Secretaria Estadual de Saúde (Susam) faz novo alerta ao público-alvo, para a importância da imunização. Até o momento, 394.139 pessoas se vacinaram no Amazonas, o que representa 42,43% do público-alvo no Estado. A campanha encerra no dia 1º de junho e a meta é vacinar até esta data 928.981 pessoas.

O secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, reforça que a vacina é gratuita e que tanto a capital quanto os municípios do interior receberam doses suficientes. Neste sentido, ele pede apoio às prefeituras, responsáveis pela vacinação, para que intensifiquem, nessa reta final da campanha, o trabalho de conscientização junto à população.

“Todas as unidades básicas de saúde da capital e do interior estão abastecidas com a vacina. Aqui em Manaus, ainda temos os Centros de Atenção Integral à Criança (Caic), para o público infantil, e os Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimi), destinados aos idosos. Junto com as grávidas, esse é um público, em especial, que não pode deixar de vacinar, porque são pessoas vulneráveis em relação à imunidade contra o vírus da gripe”, disse o secretário.

Único meio de imunização – O diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) Bernardino Albuquerque, destaca que a vacina é o único meio de imunização contra formas graves do vírus, como o H1N1, que já causou mais de 120 mortes no país.

“A importância dessa vacina reside exatamente na prevenção a esses vírus mais graves que estão transitando no país, como o H1N1, H3N2, que realmente têm determinado casos graves e óbitos” ressalta Bernardino.

Público-alvo – As pessoas consideradas prioridades da campanha, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, são os idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade (o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas), funcionários do sistema prisional e pessoas com comorbidades (existência de duas ou mais doenças simultâneas).

Até esta quinta-feira (24), o público com maior cobertura no Amazonas é de puérperas (54,63%), seguido por idosos (52,13%) e professores (51,74%). Já o grupo de menor vacinação é o de gestantes (36,71%), seguindo por crianças (38,12%).

Postos de vacinação – A vacina pode ser encontrada em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de todos os municípios. Nas unidades da rede estadual em Manaus, a população pode encontrar a vacina nos Caics e Caimis Ada Viana e André Araújo.

Manaus – Por causa das ações para conter o avanço do sarampo na cidade, o calendário de vacinação contra a gripe na capital amazonense foi diferenciado, tendo iniciado no dia 12 de maio. Por causa disso, a imunização dos postos de saúde do município se estenderá até o dia 8, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Casos no Brasil – De acordo com o Ministério da Saúde, o último boletim de influenza apontou que, até 14 de maio, foram registrados 1.326 casos em todo o país, com 214 óbitos. Do total, 795 casos e 128 óbitos foram por H1N1. Em relação ao vírus H3N2, foram registrados 270 casos e 42 óbitos. Além disso, foram 143 registros de influenza B, com 18 óbitos e os outros 118 de influenza A não subtipado, com 26 óbitos.

Bernardino informa que no Amazonas ainda não foi registrada a circulação do vírus H1N1. Segundo ele, os vírus em circulação no Estado, até agora, são o H3N2 e o Influenza B. Não há registro de mortes relacionadas aos vírus, ressalta o diretor-presidente da FVS.

Confira onde tem CAIC e CAIMI mais perto de casa

ZONA SUL

CAIC JOSEPHINA DE MELLO

Rua Felismino Soares nº. 213 Colônia Oliveira Machado

CAIC ALEXANDRE MONTORIL

Rua Coronel Ferreira de Araújo s/nº – Petrópolis

ZONA CENTRO-SUL

CAIC AFRÂNIO SOARES

Avenida Tancredo Neves s/nº Shangrilá – Parque Dez

ZONA OESTE

CAIC ALBERTO CARREIRA

Avenida Brasil s/nº Compensa I

ZONA CENTRO-OESTE

CAIC JOSÉ CARLOS MESTRINHO

Rua 05 nº 367 Alvorada II

CAIC RUBIM DE SÁ

Desembargador João Machado s/nº Campos Elíseos – Planalto

ZONA LESTE

CAIC ANA BRAGA

Rua Alameda Cosme Ferreira s/nº São José I

CAIC DR. EDSON MELO

Avenida Alameda Cosme Ferreira nº. 7995 Zumbi II

CAIC DR. JOSÉ CONTENTE

Avenida Autaz Mirim nº 950 Jorge Teixeira

ZONA NORTE

CAIC GILSON MOREIRA

Rua 02 nº 70 Conjunto Mundo Novo Cidade Nova I

CAIC DR. MOURA TAPAJÓS

Avenida Samaúma nº 606 Monte das Oliveiras – Galiléia II

CAIC MARIA HELENA GOES

Avenida Chico Mendes nº 690 Novo Israel

CAIMI ADA RODRIGUES VIANA

Avenida Brasil s/nº – Compensa I

CAIMI ANDRÉ ARAÚJO

Avenida Camapuã, nº 108, núcleo 9 – Cidade Nova II

FOTO: VALDO LEÃO/SECOM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui